Brasil

Vazamento de óleo atinge praias de Arraial do Cabo e Búzios, no RJ

Origem é ainda desconhecida, mas a Secretaria Municipal trabalha com a hipótese de que o óleo seja proveniente de alguma plataforma de petróleo

Arraial do Cabo: mancha de óleo de procedência desconhecida atingiu nesta semana praias da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro (Prefeitura de Arraial do Cabo/Divulgação)

Arraial do Cabo: mancha de óleo de procedência desconhecida atingiu nesta semana praias da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro (Prefeitura de Arraial do Cabo/Divulgação)

AB

Agência Brasil

Publicado em 5 de abril de 2019 às 08h38.

Última atualização em 5 de abril de 2019 às 08h46.

Uma mancha de óleo de procedência desconhecida atingiu nesta semana praias da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Além de afetar a atividade pesqueira da região, o vazamento já atingiu municípios como Arraial do Cabo e Búzios.

Segundo a prefeitura, as autoridades municipais estão se reunindo desde a última quarta-feira (3) com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e a Marinha.

A origem da mancha é ainda desconhecida, mas a Secretaria Municipal do Ambiente de Arraial do Cabo trabalha com a hipótese de que o óleo seja proveniente de alguma plataforma móvel de produção de petróleo que operou ou está operando nas proximidades da região.

De acordo com a prefeitura, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) já foi notificada. O Ibama está analisando amostras do óleo. Garis de Arraial do Cabo estão realizando a limpeza da areia das praias atingidas.

As praias, no entanto, não estão interditadas. O isolamento temporário de determinadas áreas foi apenas para a execução do trabalho de limpeza.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambientePoluiçãoRio de Janeiro

Mais de Brasil

Um ano após enchentes, falta de moradias dificulta recuperação de vítimas no RS

Lewandowski participa de audiência na Câmara após governo enviar PEC da Segurança

Por 6 votos a 4, STF decide manter prisão de Collor

Mendonça diverge de Moraes em julgamento no STF e defende revogar prisão de Collor