Brasil

Venda de materiais de construção sobe 3,7% em agosto

Alta foi de 9,5% quando comparado a agosto de 2009

Segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, setor deve crescer 11% em 2010 (Arquivo/EXAME/Exame Hoje)

Segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, setor deve crescer 11% em 2010 (Arquivo/EXAME/Exame Hoje)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - As vendas de materiais para construção no varejo cresceram 3,7% em agosto sobre julho, de acordo com estudo realizado pelo Ibope Inteligência a pedido da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).

Na comparação com agosto de 2009, o indicador mostra acréscimo de 9,5%. No acumulado de janeiro a agosto, as vendas no segmento aumentaram 10,6% em relação a igual período do ano anterior.

O resultado, conforme a entidade, confirma tendência de alta do setor, que deve crescer 11% em 2010. Em 2009, o setor atingiu faturamento de R$ 45,04 bilhões, um recorde histórico.

Segundo o estudo, o setor de tintas apresentou o melhor desempenho, com alta de 7,3% nas vendas. Os segmentos de aço, telhas e tubos de PVC ficaram praticamente estáveis, com crescimento de 0,5% - um pouco inferior ao obtido no mês de julho. O segmento de argamassas cresceu 4,9% no mês, seguido pelos setores de revestimentos cerâmicos, com acréscimo de 4,5%, interruptores (4%), cimento (3,6%), fios (3,3%) e metais sanitários (3,3%).

Para o presidente da Anamaco, Cláudio Elias Conz, o otimismo dos revendedores tem chamado a atenção da entidade. "Quando perguntamos sobre a perspectiva de vendas para setembro, 68% dos entrevistados responderam que elas serão ainda melhores", ressalta Conz.

Leia mais notícias sobre a indústria da construção

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaConstrução civilDados de BrasilIndústriaIndústrias em geralVendas

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil