Brasil

Viaduto que desabou em BH começa a ser demolido

A demolição deve início pouco antes das 10h desta segunda-feira


	Equipes de resgate trabalham para retirar um carro debaixo do viaduto que desabou em BH
 (Carlos Greco-DYN/Reuters)

Equipes de resgate trabalham para retirar um carro debaixo do viaduto que desabou em BH (Carlos Greco-DYN/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2014 às 11h46.

Belo Horizonte - Teve início pouco antes das 10h desta segunda-feira, 7, a demolição parcial do viaduto que desabou em Belo Horizonte na última quinta-feira, 4, quando duas pessoas morreram e 22 ficaram feridas.

O trabalho é feito com um equipamento hidráulico que corta o concreto, enquanto um caminhão-pipa acompanha o trabalho e joga água sobre a estrutura para reduzir o nível de poeira no local.

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) estima que o procedimento deve ser concluído em 48 horas. O prazo é insuficiente para liberação da avenida Pedro I antes do jogo entre Brasil e Alemanha por uma das semifinais da Copa do Mundo, marcado para as 17h de amanhã, no estádio Mineirão, na mesma região. A PBH decretou feriado na terça-feira para tentar aliviar o tráfego na cidade.

O corte do concreto teve início pela parte da estrutura mais afastada dos conjuntos habitacionais próximos ao viaduto e, segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), a qualquer sinal de dano nos 132 apartamentos vizinhos, os trabalhos serão suspensos.

Além de técnicos da PBH, a demolição é acompanhada pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Ministério Público Estadual (MPE) e por representantes da Construtora Cowan, responsável pela obra.

A demolição do viaduto havia sido vetada pela Justiça, que, na noite de domingo, reconsiderou sua decisão e liberou a remoção de parte da estrutura.

Parte do local terá que ser preservada para a conclusão da perícia realizada para embasar o inquérito instaurado pela Polícia Civil para tentar apurar o que levou o viaduto a ruir. A área que ainda será periciada foi cercada com tapumes.

O Viaduto Guararapes interdita completa a avenida Pedro I, na Pampulha, e o tráfego é lento desde o início da manhã nas principais vias da área e da região de Venda Nova.

Uma das vias que registra lentidão é a MG-010, que liga o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, ao Centro da capital.

Acompanhe tudo sobre:Belo Horizontecidades-brasileirasMinas Gerais

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU