Brasil

Volta do horário de verão? ONS afirma que medida pode ser ‘imprescindível’ para atender demanda

O Operador Nacional do Sistema Elétrico afirma que, assim como os anos anteriores, o sistema apresenta um desequilíbrio em termos de potência

Horário de verão: medida pode voltar em 2025 (Tanja Knieps/EyeEm/Getty Images)

Horário de verão: medida pode voltar em 2025 (Tanja Knieps/EyeEm/Getty Images)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 8 de julho de 2025 às 20h11.

Última atualização em 9 de julho de 2025 às 08h42.

Tudo sobreHorário de verão
Saiba mais

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou os resultados do Plano da Operação Energética (PEN 2025) - horizonte 2025-2029 nesta terça-feira, 8, e avaliou a volta do Horário de Verão como alternativa ao agravamento do déficit de potência de energia elétrica.

Em nota, o órgão afirma que, a depender das projeções de atendimento para os próximos meses, a adoção da medida pode, eventualmente, ser recomendada ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) como uma ação imprescindível.

O documento referente ao PEN 2025 está disponível no site do Operador e traz as avaliações das condições de atendimento ao mercado previsto de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) para os próximos cinco anos. O ONS afirma que, assim como os anos anteriores, o sistema apresenta um desequilíbrio em termos de potência. 

“Os resultados deste relatório mostram um aprofundamento do déficit estrutural para atendimento ao requisito de potência e conforme já alertado pelo Operador anteriormente, nos fazem recomendar ao Poder Concedente que organize tempestivamente leilões anuais para contratar recursos para aumentar a oferta do atributo potência”, ressalta Alexandre Zucarato, diretor de Planejamento do órgão.

Além do horário de verão, um pacote de ações foi recomendado para suprir uma demanda de 2 GW. Indicação de obras e ações para o segundo semestre, como a conclusão de quatro linhas de transmissão que serão entregues ainda em 2025, e a utilização do mecanismo de Resposta da Demanda, são outras ações sugeridas como a preservação dos recursos hídricos para atravessar o período com o menor impacto.

Pessoas envolvidas nas discussões ouvidas pela EXAME afirmam que a medida está em avaliação pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). A definição do colegiado não garante a medida.

A decisão final é do governo Lula. No ano passado, o governo discutiu a possibilidade, mas decidiu por não implementar o Horário de Verão, descontinuado desde 2019 pelo então governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Para que serve e por que se discute voltar com o Horário de Verão?

Nas contas da ONS, o horário de verão poderá economizar até 2,5 GW de despacho térmico no horário de ponta, o que reduziria custos e contribuiria para a eficiência do Sistema Interligado Nacional (SIN), ampliando a capacidade de atendimento das 18h às 21h.

A avaliação é que, com o pôr do sol, cerca de 20% da energia gerada sai do sistema, exigindo maior necessidade de ajustes no setor, com a entrada de outras fontes.

Quando o horário de verão vai começar se for aprovado por Lula?

Historicamente, o horário de verão começava em meados de outubro/novembro até fevereiro/março de cada ano. A decisão precisaria ser aprovada em agosto para vigorar ainda este ano.

Caso o governo decida pela volta do horário de verão, Lula deve editar um decreto para que a medida entre em vigor num prazo de 30 a 60 dias.

Quem acabou com o horário de verão e por quê?

O então presidente Jair Bolsonaro decidiu revogar o horário de verão em abril de 2019, alegando que a medida tinha pouca efetividade na economia energética. Instituído em 1931 no Brasil, o horário de verão funcionou continuamente de 1985 até 2019.

Acompanhe tudo sobre:Horário de verãoGoverno LulaJair BolsonaroEnergiaEnergia elétrica

Mais de Brasil

Camex diz que recebeu pedido do Itamaraty para iniciar processo de aplicação de medidas contra EUA

Operação contra PCC mostra que Brasil é como Colômbia e México: bilhões do tráfico estão entre nós

Universidade dos esportes: Lula revela plano para ampliar formação e fortalecer políticas públicas

Temporais no Sudeste e calor extremo no Centro-Oeste marcam fim de agosto; veja a previsão do tempo