De acordo com a pesquisa, São Paulo é o estado que mais utiliza o corretor de imóveis no primeiro atendimento
Plataforma de conteúdo
Publicado em 31 de março de 2025 às 15h00.
Um a cada cinco clientes interessados em alugar um imóvel no Brasil sequer recebeu resposta de imobiliárias. O dado foi divulgado no “Panorama de Atendimento Imobiliário: Experiência na Locação”, estudo produzido pela Plaza que avaliou a qualidade do atendimento para locação nas 100 maiores cidades do Sul e Sudeste do país.
Para a realizar a pesquisa, a proptech utilizou a metodologia de cliente oculto por meio de contatos via WhatsApp, analisando mais de 1500 imobiliárias para mapear processos, o tempo de resposta, o uso de tecnologia e os desafios enfrentados por inquilinos em busca de um imóvel para alugar.
De acordo com Julio Viana, CEO e cofundador da Plaza, os números refletem um gargalo significativo no atendimento, que impacta diretamente a experiência do cliente e a taxa de conversão das imobiliárias.
“O tempo de resposta é um fator crítico, e o alto índice de leads abandonados mostra que há um grande espaço para otimização por meio da tecnologia e processos mais ágeis", pontua.
O estudo aponta que o corretor de imóveis segue sendo o principal responsável pelo atendimento inicial, com mais de 58% das abordagens aos clientes, seguido pelo pré-atendimento humano, com 31%.
Já na etapa de pós-contato, a pesquisa da Plaza revelou que somente 40,74% dos contatos receberam follow-up após o desengajamento inicial do lead.
"A falta de estratégias de follow-up é um dos motivos para a perda de oportunidades no mercado imobiliário. Os dados mostram que um grande número de leads desiste do contato antes da conversão, o que reforça a necessidade de um acompanhamento mais estruturado e eficiente" detalha Viana.
Enquanto o caução ainda é comum em certos estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, onde é aceito por mais de 50% das imobiliárias, outros nem ao menos possibilitam essa opção como uma garantia aceita.
“Em um país com taxas de criminalidade altas como o Brasil, visitar um imóvel com estranhos pode ser algo perigoso. Por isso, pedir a documentação antes de visitar o imóvel pode ser um passo importante para trazer segurança para o corretor de imóveis e proprietário," conclui o CEO da Plaza.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube