Estande da EuroChem na Hortitec 2025 (EuroChem/Divulgação)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 8 de julho de 2025 às 13h00.
A 30ª edição da Hortitec, realizada entre os dias 25 e 27 de junho, em Holambra (SP), consolidou-se como um dos eventos mais estratégicos para o agronegócio no Brasil.
Com 33 mil visitantes e R$ 700 milhões movimentados, a feira reuniu inovações de ponta para os segmentos de hortaliças, frutas e flores, com destaque para soluções que aliam produtividade, sustentabilidade e tecnologia de aplicação.
A Hortitec 2025 também contou com painéis técnicos relevantes, como o da Embrapa e Ibrahort, sobre resiliência climática, e estações experimentais fora da feira, oferecendo experiências práticas para os visitantes.
A próxima edição já tem data: 17 a 19 de junho de 2026, novamente em Holambra. Até lá, o setor deve começar a colher os frutos das tecnologias plantadas neste ano.
Entre as 520 empresas expositoras, sete delas se destacaram por apresentar produtos e tecnologias que prometem impacto direto no campo, da produtividade à gestão hídrica.
A EuroChem lançou na feira o Fertiva 03-28-08, uma nova formulação 100% nacional produzida em Serra do Salitre (MG). Indicado para culturas exigentes como batata, tomate, brássicas e folhosas, o fertilizante entrega oito nutrientes em um único grânulo, com destaque para cálcio e fósforo, que favorecem estrutura da planta e desenvolvimento radicular.
“O fertilizante representa a força da produção nacional aliada à tecnologia de ponta, consolidando o compromisso da EuroChem em oferecer soluções de alta performance para a agricultura brasileira”, destacou Marcelo Ferri, diretor de marketing e desenvolvimento de mercado da empresa.
Outro diferencial destacado pela empresa é a qualidade física dos grânulos: uniformidade e resistência que garantem aplicação homogênea, sem segregação, com impacto direto na produtividade e rentabilidade da lavoura.
A Bayer Seminis apresentou duas novidades para o mercado de HF: o melão Orange Candy, com polpa alaranjada, casca amarela, textura crocante e alto teor de açúcar, e o Milho Doce para consumo in natura, de grãos amarelos homogêneos, com doçura equilibrada e excelente textura. Ambos propõe alto rendimento no campo e resistência a doenças.
A Mudaflor surpreendeu com a variedade IBRA, um crisântemo resistente à ferrugem branca e capaz de reduzir em até 70% o uso de fungicidas. A flor une estética, com pétalas púrpura e detalhes brancos, à sustentabilidade, oferecendo maior vida útil e menor impacto ambiental.
Para enfrentar falhas no fornecimento de energia, a Alba Energia apresentou seus sistemas fotovoltaicos híbridos, que combinam energia solar, geradores e baterias para garantir funcionamento contínuo nas propriedades. A tecnologia oferece armazenamento inteligente, economia e segurança energética para horticultores e fruticultores.
A empresa trouxe um calibrador com interface amigável e nova tecnologia de I.A. para análise de frutas. O sistema aprende e identifica cada defeito na superfície, usando visão de 100% da fruta. É compatível com dispositivos móveis, permite classificação por cor, diâmetro e qualidade, e está preparado para diferentes embalagens, uma revolução para o setor.
A Hydroplan-EB trouxe o HYB Plus, um gel agrícola de alta performance com capacidade de absorver até 500 vezes seu peso em água. Rico em aminoácidos e bioestimulantes, ele reduz a frequência de irrigação e garante desenvolvimento das mudas mesmo em solos secos. O produto vem ganhando espaço também na horticultura, com 80% de taxa de sucesso na implantação de mudas.
A Neon destacou seus produtos voltados à horticultura, como clorofórmio, dicromato de sódio e cloreto de potássio P.A./ACS, e também seu novo frasco com tampa autolacrável, que elimina a necessidade de batoque (peça que se encaixa no gargalo para controlar a saída do produto) A empresa foi a primeira no país a adotar frascos de padrão internacional.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube