Bússola

Um conteúdo Bússola

A mudança do olhar do varejo para inclusão e diversidade

Falar sobre igualdade e diversidade é fundamental e essa discussão vem ganhando um espaço cada vez mais necessário

Tema entrou com força na pauta da NFR 2022: Retail’s Big Show, um dos maiores eventos de varejo do planeta, que aconteceu em Nova York (Angelina Bambina/Getty Images)

Tema entrou com força na pauta da NFR 2022: Retail’s Big Show, um dos maiores eventos de varejo do planeta, que aconteceu em Nova York (Angelina Bambina/Getty Images)

B

Bússola

Publicado em 3 de fevereiro de 2022 às 15h38.

Última atualização em 3 de fevereiro de 2022 às 15h50.

Por Andrea Fernandes*

São muitas as transformações que vivemos no mundo atual — transformações para melhor. Ainda há uma longa caminhada a ser feita, mas eu costumo ter uma visão muito otimista das coisas. Inclusão e diversidade são temas imprescindíveis que estão nas nossas discussões cotidianas (ainda bem!), e fazem parte também do universo do varejo. O tema entrou com força na pauta da NFR 2022: Retail’s Big Show, um dos maiores eventos de varejo do planeta, que aconteceu em Nova York.

Durante o evento, inclusive, celebrava-se o legado de Martin Luther King — os Estados Unidos têm um feriado no país especialmente para isso, que acontece sempre às terceiras segundas-feiras do mês de janeiro, recordando uma fonte permanente de inspiração para as lutas contra a discriminação racial por ter sido um dos mais importantes líderes do movimento pelos direitos civis dos negros na América.

No NFR 2022 foram muitas as mesas e fóruns para discutir a questão da igualdade, da equidade de gênero. Foi importante poder acompanhar os speeches de mulheres em cargos de liderança falando sobre a importância da diversidade e como ela pode ter um papel fundamental na questão da inovação.

Carla Harris, vice-chairman do Morgan Stanley, destacou que é preciso mudar culturas e observou que um dos focos para ampliar a diversidade está no momento da contratação. E que não só os consumidores estão pautando as marcas para esse debate mas também os próprios colaboradores, que querem fazer parte de empresas com as quais se identifiquem e que sejam um espelho da diversidade existente na sociedade.

A CEO da Best Buy, Corie Barry, apontou tendências que estão no foco do varejo e uma delas é a da inclusão e diversidade. Segundo ela, isso é bom para a sociedade e acaba por consequência sendo bom para os negócios também. Ela destacou que, em tempos difíceis como o que vivemos, isso está no radar das pessoas mais do que nunca.

E foi muito interessante ver que, para além dos discursos, já existem iniciativas que são postas em prática. No âmbito da inclusão de pessoas com deficiência, por exemplo, me chamou a atenção uma startup chamada FACIL’iti, uma iniciativa que “adapta” os sites para as necessidades de pessoas com deficiência visual, pessoas com daltonismo, disléxicas, pessoas que sofrem com Parkinson etc.

Garantir a diversidade é uma realidade urgente. E o mundo das artes pode nos servir como fonte de inspiração. Ainda em Nova York, tive a chance de ver que essa sensibilidade está presente nos espetáculos da Broadway. Six é uma comédia musical britânica que traz uma releitura moderna da vida das seis mulheres de Henrique VIII — e elas cantam sobre os sofrimentos que tiveram no relacionamento.

No palco, a diversidade estava não só nas letras das canções mas também na composição do elenco, que contava com mulheres negras, obesas, asiáticas — todas diferentes entre si, e com um olhar de sororidade. E a diversidade também está no musical Moulin Rouge. O espetáculo conta com uma maestrina, Julie McBride, e com uma personagem que é uma drag queen, interpretada pelo ator filipino-canadense Jeigh Madjus.

Minha alegria foi enorme em ver a inclusão representada nos palcos — e acredito que ela deve ser levada para todos os lugares. O e-commerce não é exceção. Nosso dever é proporcionar experiências incríveis para todes.

*Andrea Fernandes é CEO do T.Group

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedinTwitter | Facebook | YouTube

Acompanhe tudo sobre:e-commerceDiversidade

Mais de Bússola

Como a inteligência artificial está transformando treinamentos corporativos

Varejista investe em formação dos colaboradores com plataforma de conteúdo diversificado

Setor de energia elétrica avança na redução de passivo histórico

Rede social ESG aposta no Rio Innovation Week para ampliar sua presença