Bússola

Um conteúdo Bússola

Rede de hospitais consegue certificações em 'Primeiros Socorros em Saúde Mental'

Atualização da Norma Regulamentadora entra em vigor em maio e amplia as exigências sobre a saúde mental dos trabalhadores nas empresas. 

Médicos, enfermeiros e profissionais da gestão de pessoas foram capacitados (Arquivo/Getty Images)

Médicos, enfermeiros e profissionais da gestão de pessoas foram capacitados (Arquivo/Getty Images)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 7 de abril de 2025 às 13h00.

A saúde mental no ambiente de trabalho ganhou destaque com a atualização da Norma Regulamentadora N.º 1 (NR-1), que entra em vigor em maio de 2025. 

A nova exigência obriga as empresas a mapearem e gerenciarem os riscos psicossociais, abordando fatores que impactam o bem-estar emocional dos colaboradores. 

  • A medida amplia o foco da segurança no trabalho, incluindo também os aspectos psicológicos e sociais, além dos riscos físicos, químicos e biológicos.

A atualização da NR-1 surge como uma resposta ao crescimento dos transtornos mentais no país. Em 2023, o INSS registrou um aumento de 38% nos afastamentos por transtornos psicológicos, refletindo a pressão sobre os sistemas de saúde. 

A atualização exige que as empresas incluam, em seus relatórios de gerenciamento de riscos, a identificação e documentação dos riscos psicossociais, além de implementar ações efetivas para apoiar a saúde mental dos colaboradores.

Rede Santa Catarina antecipa as novas exigências

A Rede Santa Catarina se antecipou às exigências da nova NR-1, implementando pacote de ações voltadas para a saúde mental dos seus colaboradores

Uma das principais iniciativas foi a formação de 40 colaboradores com certificação internacional em Primeiros Socorros em Saúde Mental

Médicos, enfermeiros e profissionais da gestão de pessoas foram capacitados como Agentes de Suporte ao Acolhimento (ASA), preparados para reconhecer sinais de sofrimento emocional, oferecer apoio imediato e orientar os colegas para os canais adequados de suporte.

"A saúde mental sempre foi uma prioridade para nós, e a atualização da NR-1 apenas reforça o caminho que já estávamos trilhando. Ao nos anteciparmos às exigências da Norma, conseguimos estruturar um cuidado verdadeiro e próximo dos nossos colaboradores, que agora contam com profissionais preparados para oferecer acolhimento e direcionamento adequado desde o primeiro sinal de sofrimento", afirma Elaine Regina Ferreira, diretora Executiva de Gestão de Pessoas e ESG da Rede Santa Catarina.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube 

Acompanhe tudo sobre:saude-mental

Mais de Bússola

Opinião: Parcerias Público-Privadas (PPPs) são essenciais para garantir o futuro econômico do país

Opinião: O empreendedor precisa aprender a delegar se quiser manter seu foco na estratégia

O que falta para 100% das pessoas trans se sentirem plenamente incluídas no ambiente corporativo?

Opinião: avanço da dengue é pauta importante para empresas de tecnologia e inovação