Bússola

Um conteúdo Bússola

Apenas 2 em cada 10 aplicativos conseguem atrair e manter os usuários, aponta estudo

Para e-commerce, que muito investe no recurso, é preciso entender o que os usuários mais procuram em um aplicativo

68% dos aplicativos decepcionam os usuários (AntonioGuillem/Getty Images)

68% dos aplicativos decepcionam os usuários (AntonioGuillem/Getty Images)

Aquiles Rodrigues
Aquiles Rodrigues

Repórter Bússola

Publicado em 13 de março de 2025 às 07h00.

Depois de analisar mais de 200 mil aplicativos disponíveis no mercado, a plataforma desenvolvedora de apps Eitri descobriu que apenas 2 a cada 10 desses realmente agrada os usuários.  

  • Foram 205.230 apps analisados a partir da avaliação dos usuários
  • 131.799 não tinham avaliações suficientes para serem considerados
  • 18% atingem a excelência
  • 64% decepcionam os usuários

As qualidades mais apreciadas pelos usuários foram as mesmas de sempre: experiência de compra (18%), conveniência como alternativa às lojas físicas (11%), facilidade de uso (10,3%) e qualidade dos produtos (9%). 

Ou seja, os aplicativos ainda atraem quase que exclusivamente pela facilidade que eles proporcionam. É assim desde que o brasileiro descobriu que podia comprar no celular e receber em casa ao invés de ir até o mercado ou até a loja. 

Mas não adianta investir na criação de um aplicativo se ele não funcionar corretamente

Para o e-commerce, principalmente, a criação de um app parece muito atrativa. Uma aplicação pode aproximar o cliente e aumentar as vendas. 

E esses são os negócios que mais investem na jogada. A Eitri descobriu que os apps de Compras estão entre os mais bem avaliados, com 29,43% de aprovação.

  • Para fins de comparação, os apps na categoria Livros e Referências tiveram maior índice de aprovação (33,72%) e os da categoria Dating tiveram o menor (2%)

No entanto, os apps na categoria de Compras são justamente os que possuem os problemas gerais mais criticados pelos usuários: problemas no processo de compra (13%), falhas relacionadas a cupons e descontos (9%) e inconsistências nos fretes (6%).

O que o usuário quer de um aplicativo de compras?

O básico, que já foi citado, mas que pode ser resumido em uma boa experiência de compra. Agora que a facilidade dos aplicativos já foi institucionalizada na cultura moderna, é preciso otimizar e lutar contra qualquer ameaça à compra de poucos toques na tela do celular.

Então não basta apenas disponibilizar o um app básico, ou enchê-lo de funções como stories ou explore para prender a atenção do usuário. Para o e-commerce, principalmente, é necessário garantir:

  • Funcionalidade otimizada
  • Jornada de compra rápida e ininterrupta   

Para além desse arroz com feijão, o usuário também valoriza a eficiência logística, a oportunidade de descontos e a amplitude do catálogo

No fim do dia, quanto melhor o app funcionar, mais bem avaliado ele será e maior será a presença de marca do e-commerce no mercado. 

Nossa pesquisa também revelou que apps bem avaliados tendem a obter maior visibilidade nas lojas de aplicativos, influenciando diretamente as decisões dos usuários”, conclui Guilherme Martins, cofundador da Eitri.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube 

Acompanhe tudo sobre:AppsApps Androide-commerce

Mais de Bússola

Climatechs: o setor emergente que pode transformar a resposta do Brasil à crise climática

Brasil recebe congresso de educação ambiental para países falantes da língua portuguesa

Distribuição pode ser fator determinante no crescimento do mercado de seguros na América Latina

Com educação, agronegócio pode acelerar modernização causando impacto social positivo