Bússola

Um conteúdo Bússola

Bússola LIVE – Nova Lei de Licitações: O que muda?

Webinar na quarta, às 12h, debate avanços e lacunas da legislação que modifica as normas de contratação de obras e serviços pela administração pública

Webinar na quarta, às 12h, debate avanços e lacunas da legislação que modifica as normas de contratação de obras e serviços pela administração pública (Germano Lüders/Exame)

Webinar na quarta, às 12h, debate avanços e lacunas da legislação que modifica as normas de contratação de obras e serviços pela administração pública (Germano Lüders/Exame)

B

Bússola

Publicado em 15 de março de 2021 às 07h00.

Última atualização em 1 de novembro de 2022 às 20h43.

O Senado acaba de votar a redação final da nova Lei de Licitações (PL 4.253/2020), aprovada pelo Congresso no fim do ano passado, e o projeto agora vai à sanção presidencial. A legislação substituirá a atual Lei de Licitações (Lei 8.666, de 1993), a Lei do Pregão (Lei 10.520, de 2002) e o Regime Diferenciado de Contratações (Lei 12.462, de 2011), modificando as normas referentes aos sistemas de contratação da administração pública.

O projeto cria modalidades de contratação, tipifica crimes relacionados a licitações e disciplina itens do assunto em relação às três esferas de governo - União, estados e municípios. Entre as mudanças estão o seguro-garantia nas licitações, o que poderá contribuir para a redução de obras inacabadas, e um portal nacional de contratações públicas, com o objetivo de centralizar os procedimentos licitatórios dos entes federados por meio de um banco de dados unificado.

Ao garantir mais transparência entre governos e empresas, a nova Lei de Licitações representa um marco para o Brasil em direção às melhores práticas de contratações de obras e serviços. Especialistas celebram as novidades introduzidas pela legislação, como modalidades de contratação mais ágeis, estímulo a práticas sustentáveis, controle compartilhado com a sociedade, exigência de programas de integridade nas grandes contratações e sanções mais severas nos casos de infrações. Mas eles alertam para brechas que ainda precisam ser preenchidas e reforçam a necessidade de regulamentação para garantir que o texto seja aplicado corretamente.

Webinar promovido pela Bússola, na próxima quarta-feira, 17 de março, às 12h, vai debater os avanço e as lacunas da nova Lei de Licitações. Participarão do evento: Valdir Simão, ex-ministro da CGU e do Planejamento e sócio no Warde Advogados; Sergio Etchegoyen, ex-ministro do GSI, presidente-executivo do IBRIC e vice-presidente do Conselho de Administração da FSB; José Eugênio Gizzi, membro do Conselho de Infraestrutura da CNI e vice-presidente da CBIC; e José Guilherme Berman, sócio do BMA Advogados e vice-presidente da Comissão de Direito Administrativo da OAB/RJ. A moderação será feita por Rafael Lisbôa, diretor da Bússola.

Para assistir à live e enviar suas perguntas, inscreva-se aqui!

Assine os Boletins da Bússola

Siga Bússola nas redes:  InstagramLinkedin  | Twitter  |   Facebook   |  Youtube 

Últimas lives:

A força das mulheres na nova economia: lideranças femininas no ecossistema de inovação

Futuro da vida corporativa: novos modelos de organização das empresas pós-pandemia

Economia animal: o crescimento do mercado pet no Brasil

 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasObras públicasGovernoLicitaçõesGoverno Bolsonaro

Mais de Bússola

Como a inteligência artificial está transformando treinamentos corporativos

Varejista investe em formação dos colaboradores com plataforma de conteúdo diversificado

Setor de energia elétrica avança na redução de passivo histórico

Rede social ESG aposta no Rio Innovation Week para ampliar sua presença