Bússola

Um conteúdo Bússola

Com campanha em redes, hospitais alertam para gravidade da pandemia

Médicos se unem para pedir que a população contribua para o combate à covid-19 no Brasil

Médicos se unem para pedir que a população contribua para o combate à covid-19 no Brasil (Nacho Doce/Reuters)

Médicos se unem para pedir que a população contribua para o combate à covid-19 no Brasil (Nacho Doce/Reuters)

AM

André Martins

Publicado em 25 de março de 2021 às 16h09.

Última atualização em 25 de março de 2021 às 17h13.

Com a marca de mais de 300.000 mortes por covid-19, falta de leitos de UTI em hospitais públicos e privados em vários estados, médicos e enfermeiros exaustos pela sobrecarga de trabalho, iminente escassez de insumos para tratamento de pacientes e a vacinação ainda em fase inicial, o Brasil vive o pior momento da pandemia.

Para engajar a população nos cuidados diários que podem salvar vidas, hospitais lançam campanhas nas redes sociais e pedem ajuda de formadores de opinião e influenciadores na disseminação de conteúdo que alerta para a gravidade do assunto.

Desde ontem, 24 de março, circulam nas redes sociais e grupos de WhatsApp e Telegram vídeos gravados por médicos destacando a importância da colaboração de todos para a contenção do novo coronavírus.

yt thumbnail

Em seu Instagram, Sidney Klajner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, postou vídeo pedindo para que a população atue de forma responsável e generosa na luta diária contra o vírus.

Em menos de 24 horas o vídeo viralizou e já teve mais de 40.000 visualizações. O hospital, um dos mais importantes da América Latina, vem atuando fortemente no combate à doença e anunciou recentemente 40 novos leitos de UTI para tratamento de pacientes com covid-19 no Hospital Municipal da Vila Santa Catarina, na zona sul da capital paulista.

A iniciativa é resultado da união de esforços entre a instituição, a prefeitura de São Paulo, o BTG Pactual, a Gerdau, a Península Participações e a Suzano.

“Estamos vivendo o momento mais dramático desde o início da pandemia no Brasil. Em muitas cidades, o sistema público de saúde já entrou em colapso. Não há assistência disponível para atender pessoas com covid ou também outras enfermidades como infartos, câncer e AVC”, diz o presidente do Einstein, que diz ainda que respiradores, leitos de UTI e os profissionais são recursos finitos, e a redução no número de contaminações e mortes depende de cada pessoa.

O médico aproveita o vídeo para fazer um apelo à população e ressaltar a importância da ciência para a definição de medidas de prevenção.

“Não ignore as recomendações baseadas em ciência que continuam sendo fundamentais: o isolamento social, o uso da máscara e a higiene constante das mãos. Alguns já cansaram de adotar essas medidas e jogaram a toalha. Outros se apegaram às fake news que disseminam tratamentos de prevenção sendo que não há, até agora, qualquer medicamento, chá ou receita caseira que evite a contaminação.”

Também ontem, médicos do Hospital das Clínicas de São Paulo, a maior instituição pública de saúde da América Latina, iniciaram o compartilhamento nas redes sociais da campanha #CanceleaCovid.

yt thumbnail

O filme conta com a participação de sete médicos que estão na linha de frente do combate à pandemia. “Neste momento, temos apenas uma solução. Uma solução imediata: a solução das pessoas continuarem em casa, usarem álcool em gel e usarem máscaras”, afirma Antônio José, CEO do Hospital das Clínicas de São Paulo. De acordo com a instituição, que é referência em cardiologia e atende pacientes de todo o Brasil, metade de todos os leitos de UTI hoje está destinada a pacientes com covid-19.

A hashtag #CanceleaCovid já foi usada na manhã de hoje pela apresentadora Xuxa Meneghel e seu marido Junno Andrade. Até o momento, o vídeo postado por Xuxa no Instagram teve mais de 2.000 comentários.

Assine os Boletins da Bússola

Siga Bússola nas redes: Instagram | LinkedinTwitter  |   Facebook   |  Youtube

Mais da Bússola:

Acompanhe tudo sobre:Hospital Albert EinsteinHospital das ClínicasCoronavírusPandemia

Mais de Bússola

Opinião: Gás do Povo é uma parceria que garante o futuro energético do Brasil

Aplicativo de vídeos curtos faz parceria com Ministério da Justiça para combater golpes online

Avanço da conectividade em áreas rurais impulsiona adoção da IoT no agronegócio brasileiro

O que é o intraempreendedorismo e como ele gera inovação no mercado corporativo