Bússola

Um conteúdo Bússola

Dom Cabral e Insead discutem desafios e oportunidades da floresta amazônica

O evento terá, na plateia, lideranças empresariais de diferentes países, como Alemanha, Dinamarca, Reino Unido, Kuwait e Japão

Encontro acontecerá na França, em setembro (Paulo Whitaker/Reuters)

Encontro acontecerá na França, em setembro (Paulo Whitaker/Reuters)

B

Bússola

Publicado em 20 de setembro de 2022 às 11h28.

Por Bússola  

A Fundação Dom Cabral e o Insead levam a discussão sobre os desafios e oportunidades da Floresta Amazônica para um encontro na França em setembro. O evento terá, na plateia, lideranças empresariais de diferentes países, como Alemanha, Dinamarca, Reino Unido, Kuwait e Japão. A proposta do encontro é despertá-los para o potencial de uma economia amazônica sustentável, ajudando a acelerar as respostas empresariais para os grandes desafios globais, como a crise climática.

“Decidimos levar essa discussão para fora do Brasil em um fórum extremamente qualificado. A Amazônia é vital para o futuro do Brasil e do planeta como um todo”, destaca Virgílio Viana, professor da Fundação Dom Cabral (FDC), superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável e nomeado pelo Papa Francisco como membro da Pontifícia Academia de Ciências Sociais.

A Amazônia reúne mais de 2.000 espécies de peixes, 14.000 espécies de plantas e cerca de 1,5 milhão de espécies de fungos. A região é fundamental para a manutenção do regime de chuvas que alimenta a produção agrícola, a geração de energia hidrelétrica e o abastecimento urbano de água.

O desafio atual da região é superar uma economia baseada em desmatamento para uma adaptada para a realidade local e focada em pessoas e na conservação do capital natural.A proposta do encontro é aproveitar o perfil do público presente para mostrar que, por trás de todos os problemas, há um vasto potencial para a bioeconomia amazônica. O tema será tratado em uma palestra que, enquanto é um alerta, também representa um convite para fazer parte da solução! Ela vai apontar caminhos para promover a equidade, proporcionar prosperidade, fomentar a produção sustentável e proteger a natureza. 

A palestra será dada pelo professor Virgílio Viana, que é PhD em Biologia Evolutiva, por Harvard, professor da  Fundação Dom Cabral (FDC), Superintendente Geral da Fundação Amazônia Sustentável e nomeado pelo Papa Francisco como membro da Pontifícia Academia de Ciências Sociais. O encontro será mediado pelo professor Felipe Monteiro, professor de estratégia e diretor acadêmico, que lidera o Índice Global de Competitividade de Talentos no Insead.  

A parceira da FDC e o Insead já tem 30 anos. Ela foi pioneira na transformação executiva no Brasil. Juntas, as duas instituições criaram o Programa de Gestão Avançada (PGA). O foco do PGA é preparar líderes de organizações nacionais e multinacionais, tanto privadas como públicas. “O PGA inspira os líderes de negócios do Brasil a lidarem com os desafios globais e direcionar os negócios como uma força em benefício de toda a sociedade. Isto perpassa o compromisso de ambas as escolas em desenvolver líderes responsáveis que transformam os negócios e a sociedade", declara Felipe Monteiro. 

“Um dos grandes desafios globais é o fato de que o mundo caminha para uma crise climática e é urgente acelerar a resposta empresarial a ela. Por isso, decidimos levar esta discussão para fora do Brasil em um fórum extremamente qualificado. A Amazônia é vital para o futuro do Brasil e do planeta como um todo”, afirma Virgílio Viana. 

A Amazônia reúne mais de 2.000 espécies de peixes, 14.000 espécies de plantas e cerca de 1,5 milhão de espécies de fungos. A região é fundamental para a manutenção do regime de chuvas que alimenta a produção agrícola, a geração de energia hidrelétrica e o abastecimento urbano de água.  O desafio atual da região é superar uma economia baseada em desmatamento para uma adaptada para a realidade local e focada em pessoas e na conservação do capital natural. 

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube 

Veja também

Empresas se unem para impulsionar o mercado voluntário de carbono 

Governança corporativa vai além do cumprimento protocolar de regras 

Conheça a empresa que salva garrafas e se prepara para conquistar os EUA 

 

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteSustentabilidadeEventos

Mais de Bússola

Opinião: Gás do Povo é uma parceria que garante o futuro energético do Brasil

Aplicativo de vídeos curtos faz parceria com Ministério da Justiça para combater golpes online

Avanço da conectividade em áreas rurais impulsiona adoção da IoT no agronegócio brasileiro

O que é o intraempreendedorismo e como ele gera inovação no mercado corporativo