Bússola

Um conteúdo Bússola

Emannuelle Junqueira estreia coluna sobre moda e impacto na Bússola

A preocupação com o ambiente nunca precisou tanto estar “na moda” e você pode fazer a diferença na hora de se vestir

Estilista, designer e empreendedora Emannuelle Junqueira, que escreve sobre Moda e Impacto na Bússola (arquivo pessoal/Divulgação)

Estilista, designer e empreendedora Emannuelle Junqueira, que escreve sobre Moda e Impacto na Bússola (arquivo pessoal/Divulgação)

B

Bússola

Publicado em 19 de outubro de 2021 às 15h52.

Última atualização em 19 de outubro de 2021 às 17h51.

A partir desta terça-feira, Emannuelle Junqueira passa a escrever quinzenalmente para a Bússola. Ela é diretora criativa do ateliê que leva seu nome, onde produz arte em forma de vestidos, acessórios e peças únicas.

Há 22 anos, nada contra a maré da indústria apostando no slow fashion, reaproveitando praticamente todo o material do ateliê, onde procura praticar a sustentabilidade no cotidiano e onde não mantém estoques.

Com o avanço da vacinação contra a covid-19, retomou recentemente o trabalho presencial com seu próprio time de costureiras, das quais não abre mão, e com quem desenvolve um trabalho de mentoria e treinamento constantes, para criação de novas texturas e tecidos a partir de sobras e retalhos.

Ficou conhecida principalmente por seu trabalho no mercado de casamentos, onde é escolhida por noivas que querem vestidos sob medida e buscam o estilo sofisticado, despretensioso e atemporal de suas criações.

Nesta coluna, pretende usar a moda como pano de fundo para abordar assuntos que geram impacto na sociedade e na mente das pessoas.

Vai tratar de comportamento, tendências, diversidade, inspiração, moda e sustentabilidade. “Um muito de tudo que nos cerca e nos move, nossas atitudes e nosso planeta”.

Em seu primeiro texto, fala sobre como nossas escolhas de consumo nunca foram tão importantes para o futuro do planeta e como a moda tem de fazer parte desse movimento, a partir de reportagem da BBC África sobre o despejo de toneladas de peças de roupas usadas em Gana, que encontram seu fim em lixões superlotados.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedInTwitter | Facebook | Youtube

Veja também

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaModaSustentabilidadeComportamento

Mais de Bússola

Como a inteligência artificial está transformando treinamentos corporativos

Varejista investe em formação dos colaboradores com plataforma de conteúdo diversificado

Setor de energia elétrica avança na redução de passivo histórico

Rede social ESG aposta no Rio Innovation Week para ampliar sua presença