Bússola

Um conteúdo Bússola

Empresa aposta no uso de IA para evitar fraudes corporativas e perdas de até 5% na receita anual

Tecnologia corrobora com o momento de eficiência operacional que mercado brasileiro vive, e aposta na redução do tempo gasto por equipes financeiras na prestação de contas

Exemplo aplicado de uso da ferramenta "Trust Expense" (Onfly/Divulgação)

Exemplo aplicado de uso da ferramenta "Trust Expense" (Onfly/Divulgação)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 12 de setembro de 2025 às 13h00.

Falar de eficiência, assunto favorito das empresas brasileiras, exige compreensão dos maiores desafios de diferentes áreas. No financeiro, o tempo gasto na conferência e aprovação de gastos pode ser considerado ponto chave. 

As fraudes corporativas acontecem quando há abuso de cartões, reembolsos indevidos e notas incompatíveis com as políticas internas. Elas são responsáveis por até 5% de perdas na receita. 

Projetando uma economia de até R$ 1 milhão, a partir de análise da sua base de clientes, a Onfly aposta em uma ferramenta capaz de combater as fraudes corporativas utilizando inteligência artificial.

Sistema de IA projetado para auxiliar os times de finanças

A “Trust Expense”, como é chamada a ferramenta, foi planejada para reduzir em até 75% o tempo gasto na auditoria. A Onfly, plataforma de gestão de viagens e despesas corporativas, aposta na ferramenta como produto chave. 

Segundo mapeamento da empresa, as fraudes mais comuns relacionadas a despesas corporativas são gastos irregulares com bebidas alcoólicas, custos indevidos com jogos de azar, assinatura de streaming pessoal ou entretenimento não permitido na política da empresa e transferências pessoais. 

Para detectar esses casos, o sistema do “Trust Expense” interpreta notas fiscais por leitura de QR Code validada diretamente na base da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e aplica análise semântica para verificar a conformidade de cada despesa com as políticas internas da empresa, como limites de gasto em alimentação e transporte por aplicativo, controle de despesas com combustível e mobilidade em geral, e valores destinados a assinaturas de software ou campanhas de marketing. 

  • A também IA auto preenche informações como datas, valores, descrição e categoria, funcionalidade que tem objetivo de agilizar o processo e elevar a confiabilidade da prestação de contas.

“Estamos usando o que há de mais avançado em IA para que as empresas ganhem tempo e eliminem fraudes, sem abrir mão de um controle rigoroso. Tecnologias como essa garantem que as empresas usem seus recursos de forma inteligente, cumpram suas obrigações e se mantenham saudáveis a longo prazo.”, diz Christian Machado, CTO da Onfly.

A solução combina recursos de OCR (Optical Character Recognition), que converte textos de imagens em dados editáveis, armazenamento seguro em nuvem via AWS e modelos avançados de IA para criar um auditor automatizado, moldado de acordo com as regras e limites de cada empresa.  

 

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialsetor-financeiro

Mais de Bússola

Opinião: a revolução quântica já começou — e líderes empresariais precisam agir agora

Quer registrar sua marca? Siga estes 5 passos de advogada especialista no assunto

Gestão Sustentável: ambição, coordenação e justiça são vitais para o Acordo de Paris

Opinião: cogeração de energia é alternativa segura para instalações em centros urbanos