Bússola

Um conteúdo Bússola

Com mostra e mutirões, Recicla Orla chama atenção para impacto de resíduos

Ações fazem parte das comemorações de três anos da fundação do projeto e da Semana do Meio Ambiente

Exposição na Casa de Cultura Laura Alvim reúne 20 artistas (Foto/Thinkstock)

Exposição na Casa de Cultura Laura Alvim reúne 20 artistas (Foto/Thinkstock)

B

Bússola

Publicado em 7 de junho de 2022 às 14h55.

Última atualização em 7 de junho de 2022 às 18h10.

Por Bússola

Prestes a comemorar três anos de sua fundação, o Recicla Orla realiza até 11 de junho uma série de atividades com foco na conscientização sobre o impacto dos resíduos na natureza, incluindo uma exposição na Casa de Cultura Laura Alvim, um ciclo de palestras sobre desenvolvimento sustentável no Hotel Fairmont e mutirões de limpeza nas praias de Copacabana e Ipanema.

“Casamos as celebrações do aniversário do Recicla Orla com a Semana Mundial do Meio Ambiente, fazendo uma grande ação de conscientização. Esse evento é muito importante para nós como uma preparação para a RIO+30, sensibilizando todas as esferas sobre o tema”, diz João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

A exposição “Fui Lixo, Sou Arte” na Casa de Cultura Laura Alvim, espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa/Funarj, em Ipanema, reúne mais de 20 obras de nove ecoartistas, com curadoria de Fernanda Cubiaco e Nathalia Barreto. Participam Ana Rocha, André Rongo, Cida Mansur, Davi Rezende, Didi Star, Marcelo Dau, Moema Branquinho, Oseias da Matta Santos e Pablo Aníbal Romero Cardozo que desenvolveram peças produzidas a partir dos resíduos descartados no dia-a-dia.

Com entrada franca, a exposição também vai contar com painéis sobre a história do Recicla Orla, que, em três anos, coletou mais de mil toneladas de resíduos descartados nas praias do Rio. O Recicla Orla é o projeto de sustentabilidade da Orla Rio em parceria com a startup Polen, patrocinado pela iFood. Haverá duas visitas guiadas por dia: uma às 13h e outra às 16h, sendo necessário agendamento prévio por telefone.

Em 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, o Recicla Orla e a Orla Rio vão apoiar o evento #VemProAbraço, um mutirão de limpeza por toda praia de Copacabana, a partir das 12h. Com 25 postos espalhados na areia, a iniciativa vai ser realizada pela ONG Route Brasil e terá equipe e toda a rede de voluntários do Recicla Orla,  que ainda darão um grande abraço na praia.

No mesmo dia, a partir das 14h, o calendário conta também com um ciclo de palestras sobre desenvolvimento sustentável no Hotel Fairmont, em Copacabana. O evento terá a participação de nomes como Sérgio Chamune, cônsul honorário da Finlândia; João Leal, superintendente de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Governo do Estado Rio de Janeiro; e Everton Schmidt, CEO da Praticagem RJ.

No último dia, 11 de junho, o Recicla Orla e iFood vão realizar um mutirão de limpeza na praia de Ipanema, próximo ao quiosque Por do Sol, a partir das 15h. Todos os resíduos recolhidos no dia serão processados e rastreados pela tecnologia blockchain, através da startup Polen, uma das empresas fundadoras do projeto, permitindo a comprovação da logística reversa.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Chega a Minas Gerais programa que plantará 1 milhão de árvores pelo Brasil

Três perguntas de ESG para Ricardo Mussa, da Raízen

Danilo Maeda: Dez boas práticas para compras sustentáveis

Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroSustentabilidadeMinistério do Meio AmbienteReciclagem

Mais de Bússola

Como a inteligência artificial está transformando treinamentos corporativos

Varejista investe em formação dos colaboradores com plataforma de conteúdo diversificado

Setor de energia elétrica avança na redução de passivo histórico

Rede social ESG aposta no Rio Innovation Week para ampliar sua presença