Bússola

Um conteúdo Bússola

Live: O que esperar da nova fase da campanha eleitoral

Com os programas sociais turbinados, a campanha à reeleição de Jair Bolsonaro do PL tem expectativas de que o presidente cresça nas pesquisas

Campanha começa oficialmente no dia 16 de agosto (© Abdias Pinheiro/SECOM/TSE/Agência Brasil)

Campanha começa oficialmente no dia 16 de agosto (© Abdias Pinheiro/SECOM/TSE/Agência Brasil)

B

Bússola

Publicado em 4 de agosto de 2022 às 18h14.

Por Bússola

yt thumbnail

Agosto marca um momento decisivo da corrida eleitoral. Amanhã chega ao fim o período de convenções e, com as candidaturas definidas pelos partidos, a campanha começa oficialmente no dia 16 de agosto. É quando estará autorizada a propaganda eleitoral – nas ruas e na internet. Serão 45 dias até o 1º turno para os candidatos disputarem os votos do eleitorado brasileiro, que bateu recorde em 2022.

Mais de 156 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas em outubro. Em 2018, o número era de 147 milhões. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, houve um aumento expressivo de jovens de 16 e 17 anos com título de eleitor. Essa faixa do eleitorado cresceu mais de 50% nos últimos quatro anos.

Além da liberação da propaganda e dos comícios, uma outra data está no radar de quem disputa a corrida presidencial. Na semana do dia 9 de agosto, está previsto o início do pagamento do novo valor do Auxílio Brasil, que passou de R$ 400 para R$ 600. O aumento é resultado da PEC aprovada pelo Congresso no mês passado que estabeleceu estado de emergência e autorizou a ampliação dos benefícios pagos pelo governo.

Com os programas sociais turbinados, a campanha à reeleição de Jair Bolsonaro (PL) tem expectativas de que o presidente cresça nas pesquisas. O último levantamento BTG/FSB revela um cenário de estabilidade, com vantagem para o ex-presidente Lula (PT). O petista soma 44% das intenções de voto contra 31% de Bolsonaro na simulação de 1º turno. Todos os demais nomes juntos não chegam a 15% da preferência do eleitorado.

O que podemos esperar dessa nova fase do xadrez eleitoral com a campanha iniciando para valer? Quais as estratégias dos principais candidatos para convencer e conquistar os eleitores? Podemos apostar em alguma surpresa na reta final das convenções partidárias? E qual será o impacto desse pacote de benefícios sociais que começa a ser pago pelo governo?

yt thumbnail

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedinTwitter | Facebook | Youtube

Veja também

Bússola LIVE – Eleições 2022: a campanha vai começar

A guerra das pautas

Estamos preparados para o apocalipse chamado recessão?

Acompanhe tudo sobre:PolíticaLuiz Inácio Lula da SilvaJair BolsonaroDebates eleitoraiseleição

Mais de Bússola

Como a inteligência artificial está transformando treinamentos corporativos

Varejista investe em formação dos colaboradores com plataforma de conteúdo diversificado

Setor de energia elétrica avança na redução de passivo histórico

Rede social ESG aposta no Rio Innovation Week para ampliar sua presença