Bússola

Um conteúdo Bússola

Pegaki completa 5 anos com mais de 8 milhões de entregas e prevê expansão

A startup se prepara para alcançar 20 mil pontos credenciados nos próximos dois anos

Explosão de vendas por e-commerce em consequência da pandemia impulsionar crescimento de startup (Weera Thamoolles / EyeEm/Getty Images)

Explosão de vendas por e-commerce em consequência da pandemia impulsionar crescimento de startup (Weera Thamoolles / EyeEm/Getty Images)

B

Bússola

Publicado em 26 de agosto de 2021 às 09h17.

A Pegaki, startup de pontos de retirada e coleta de produtos de e-commerce, completou cinco anos de atividade no fim de julho com a marca de 8.280.000 de produtos entregues e coletados. Com mais de 2.400 pontos parceiros, a startup pretende alcançar 20 mil pontos nos próximos dois anos e assim superar o número de agências dos Correios, atualmente, em seis mil agências.

Segundo um levantamento realizado pela empresa, mercados e lojas de conveniência estão na liderança de pontos parceiros. As lojas de acessórios de eletrônicos, telefonia e computadores ocupam o segundo lugar. As duas categorias juntas equivalem a 25% do total de estabelecimentos cadastrados. Presente em todos os estados, as regiões sul e sudeste concentram mais de 90% dos pontos.

Surgimos como uma alternativa aos serviços de entrega dos Correios. Durante esse tempo, percebemos outras oportunidades que seriam interessantes para o nosso modelo de negócios, que permite ao cliente escolher o local de retirada ou coleta e horário de sua preferência. Para os pequenos comércios e lojas de serviço é um modo de diversificar a receita”, diz João Cristofolini, fundador e Co-CEO da Pegaki.

Os planos de expansão ganharam força em fevereiro, quando a startup foi adquirida pela Intelipost, empresa de logística para comércio eletrônico, que recebeu um aporte de R$ 130 milhões da gestora de private equity Riverwood Capital no fim de 2020. A Pegaki permanece como uma empresa independente, mas agora com forte investimento em tecnologia. O valor da aquisição não foi divulgado.

A implementação de centros de distribuição próprios para acelerar o prazo de entrega e redução de até 70% do custo do frete estão entre os planos da Pegaki.

PMEs

A Pegaki oferece a expertise em logística para os microempreendedores e pequenas empresas, que não têm como investir em tecnologia para este tipo de operação, conectando transportadoras, centros de distribuição e pontos parceiros, ajudando a reduzir os custos do frete.

Em meio às restrições sanitárias impostas pela pandemia e o boom do e-commerce, a Pegaki ajudou a muitos empresários a ter uma outra fonte de renda, pois cada pacote que passa pelo estabelecimento deixa R$0,50 no caixa da empresa. Além disso, há uma outra vantagem: aumentar o fluxo de pessoas no local, que podem se tornar clientes.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedinTwitter | Facebook | Youtube

Veja também

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-inovacao-de-pmee-commerceEmpreendedorismoStartupsTransporte e logística

Mais de Bússola

Climatechs: o setor emergente que pode transformar a resposta do Brasil à crise climática

Brasil recebe congresso de educação ambiental para países falantes da língua portuguesa

Distribuição pode ser fator determinante no crescimento do mercado de seguros na América Latina

Com educação, agronegócio pode acelerar modernização causando impacto social positivo