Bússola

Um conteúdo Bússola

Qual é o papel dos conselhos na implementação da diversidade?

Cabe ao board entender o cenário da organização e sugerir os possíveis caminhos para a formação de equipes mais plurais e diversas

Inclusão: todos ganham com isso (Westend61/Getty Images)

Inclusão: todos ganham com isso (Westend61/Getty Images)

B

Bússola

Publicado em 3 de junho de 2022 às 15h40.

Última atualização em 3 de junho de 2022 às 15h56.

A diversidade é tema cotidiano dos brasileiros. O assunto vem sendo cada vez mais abordado em podcasts, redes sociais, filmes, comerciais, reality shows, veículos de imprensa e, claro, entre amigos e  familiares.

Assim, a sociedade passou a ter mais voz e consciência de seus direitos, e o resultado desse movimento é que o universo corporativo passou a ser cobrado para que suas marcas tenham ações mais efetivas que promovam a diversidade dentro e fora de suas empresas.

E isso é ótimo, em vários sentidos. Uma pesquisa da McKinsey, por exemplo, concluiu que empresas que possuem um quadro de funcionários com maior diversidade étnica e racial apresentam desempenho 35% acima da média. Sobre a equidade de gênero, a mesma pesquisa aponta que os rendimentos aumentam em até 15% quando existem oportunidades iguais para homens e mulheres.

Em meio a essa demanda do mercado, fica cada vez mais evidente a importância do conselho consultivo para a implementação da diversidade nas corporações.

Cabe ao board perceber o atual cenário da organização e sugerir os possíveis caminhos para um novo direcionamento visando a formação de equipes mais plurais e diversas.

Dessa forma, o conselho colabora para que as companhias atinjam seus compromissos com a inclusão, aliando essa necessidade a um posicionamento estratégico que visa o crescimento do negócio.

Este olhar de fora é essencial, pois não carrega os vícios da organização e contribui para aproximar os resultados da empresa com as demandas do mundo atual.

Aos poucos, aliando uma visão de inclusão e estratégia de mercado, a diversidade passa a estar presente dentro das empresas em uma dinâmica onde todo mundo ganha: funcionários, empresários, stakeholders, consumidores e toda sociedade.

*Claudia Elisa Soares é especialista em ESG e transformação de negócios e líderes e conselheira em companhias abertas e familiares — Tupy, Even, Grupo Cassol, Bernoulli Educação e Gouvêa Ecosystem

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Alicerce Educação e Revista Raça se une em comitê inovador antirracista

Por que é tão difícil tornar empresas diversas e inclusivas?

Podcast A+: Futuro da Economia 4.0 - tendências no mercado de startups

Acompanhe tudo sobre:EmpresasGovernançaDiversidadeGestão

Mais de Bússola

Como a inteligência artificial está transformando treinamentos corporativos

Varejista investe em formação dos colaboradores com plataforma de conteúdo diversificado

Setor de energia elétrica avança na redução de passivo histórico

Rede social ESG aposta no Rio Innovation Week para ampliar sua presença