De licença maternidade estendida a espaço para amamentação, essas 6 empresas dão exemplos de como acolher as colaboradoras (SDI Productions/Getty Images)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 8 de maio de 2025 às 07h00.
Às vésperas do Dia das Mães, lembramos que a licença maternidade está prevista na lei, mas que só ela não é o suficiente. No Brasil, onde apenas 18% das mulheres em cargos de liderança são mães, as empresas precisam fazer mais do que apenas a sua obrigação.
Perguntamos a 6 marcas de renome como elas garantem que suas mães colaboradoras tenham suporte, acolhimento e oportunidade.
Desde 2018, o programa de apoio à parentalidade da Espaçolaser acompanha, em média, 250 mães por ano em todas as regiões do Brasil. O objetivo é promover acolhimento real e contínuo durante a gestação, o pós-parto e o retorno ao trabalho.
Reformulado e ampliado em 2024, o programa passou a se chamar ‘Laços Espaçolaser’, a fim de reforçar o compromisso da companhia com a construção de vínculos familiares sólidos e com um ambiente de trabalho mais empático e inclusivo.
Agora, ele também contempla os colaboradores cujas esposas ou companheiras estejam gestando. Entre os principais benefícios estão:
Para a Espaçolaser, as iniciativas demonstram como a empresa entende que o bem-estar das mães reflete diretamente em sua produtividade e satisfação no trabalho.
O GEQ (Grupo Edson Queiroz) faz parte do Programa Empresa Cidadã, uma iniciativa do governo federal que amplia o período de licenças parentais para funcionários de companhias cadastradas no projeto.
Com este benefício, os colaboradores recebem:
A escolha de aderir ao programa partiu do objetivo da empresa proporcionar maior tempo de dedicação com a família para seus colaboradores.
Segundo o grupo, a política melhora a qualidade de vida dos funcionários e fortalece a retenção de talentos e a reputação da empresa como um local que valoriza a família.
A Kimberly-Clark promove iniciativas que valorizam a flexibilidade e o acolhimento, para permitir que mães recentes retornem ao ambiente profissional enquanto se adaptam à nova rotina.
Entre os benefícios oferecidos estão:
“A jornada de cuidado da mulher está profundamente conectada com o propósito de nossas marcas e nossa cultura: a maternidade é uma delas e marca o nascimento de um novo papel nessa trajetória, o de uma mãe, com todas as transformações que essa fase traz para as mulheres”, diz Sueli Thome, diretora de RH da Kimberly-Clark.
Na Sylvamo, uma das principais empresas de papel do mundo, o cuidado com mães, gestantes e famílias visa ir além das obrigações legais, como:
A Comgás, maior distribuidora de gás da América Latina, oferece licenças estendidas, auxílio-creche e Programa Família Comgás, com acompanhamento pré-natal e jurídico para adoções.
Monalisa Trouquim, diretora de Pessoas, destaca: "Como mãe de duas meninas, sonho com um futuro em que elas possam viver plenamente, com acesso a oportunidades e bem-estar. Esse desejo se conecta diretamente com meu trabalho na Comgás, pois sabemos da importância de criar um ambiente acolhedor e que promova o desenvolvimento pleno de cada indivíduo, além de ações sociais que gerem impacto social positivo”.
Fernanda Barrocal, CFO da Kraft Heinz Brasil, detentora das marcas Heinz, Hemmer, Quero e BR Spices, comenta que a experiência da maternidade a transformou em uma “profissional mais completa e humana, ensinando-a a priorizar o que realmente importa”.
A executiva destaca que a maternidade aprimorou suas habilidades profissionais, ensinando-a a priorizar o tempo de qualidade com os filhos. Ela compartilha dicas para conciliar maternidade e carreira: "construir uma rede de apoio, comunicar necessidades, investir em autocuidado e planejar".
A Kraft Heinz Brasil oferece benefícios como auxílio creche, licenças maternidade e paternidade estendidas, e suporte para mães em viagens de trabalho.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube