Bússola

Um conteúdo Bússola

Setembro Amarelo: cinco empresas que investem no bem-estar dos colaboradores

Promover um espaço de trabalho seguro e saudável é o principal passo para a geração de culturas saudáveis, preventivas e produtivas dentro das corporações

Dos colaboradores, 54% já passaram por burnout em 2021 (Klaus Vedfelt/Getty Images)

Dos colaboradores, 54% já passaram por burnout em 2021 (Klaus Vedfelt/Getty Images)

B

Bússola

Publicado em 30 de setembro de 2022 às 15h55.

Última atualização em 30 de setembro de 2022 às 16h24.

Não é raro encontrar profissionais no mercado de trabalho que estão com a saúde mental debilitada. Principalmente no período de retomada pós-pandemia, no qual muitas coisas mudaram e o emocional de toda a população foi colocado à prova.

Conforme aponta uma pesquisa da Adecco Group realizada em 2021, 54% dos jovens líderes relatam que estão passando ou passaram por um Burnout, e 52% dos trabalhadores brasileiros sofrem de ansiedade enquanto estão no local de trabalho, segundo pesquisa feita no mesmo ano pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Isso porque ainda é pouca ou quase nenhuma a percepção de um espaço de trabalho seguro e saudável pelos colaboradores. Em uma pesquisa realizada em 2022 pelo Wellz, Gympass e Talenses Group, 63% dos colaboradores entrevistados relataram falta de apoio da liderança para lidar com condições de saúde mental.

Ações educativas, como a campanha de Setembro Amarelo, têm como objetivo reduzir o estigma acerca dos temas de saúde mental e melhoria nas condições dos colaboradores, trazendo informação e conhecimento para ser debatido e combater o preconceito. Vale ressaltar que, ações como essa, podem e devem ser sugeridas durante todo o ano, sendo o mês de setembro um momento para ecoar essa iniciativa.

Abaixo, veja cinco empresas que estão realizando ações para conscientizar seus times

Gympass

O Gympass, maior plataforma de bem-estar corporativo do mundo, neste mês, desenvolveu ações através do time do Wellz, plataforma inovadora de saúde mental da startup que combina tecnologia com uma metodologia clínica robusta e está disponível exclusivamente no Brasil. Dentre ações, a startup desenvolveu e lançou o e-book com dados sobre segurança psicológica nas empresas e realizou uma pesquisa de autoavaliação do Wellz com os RHs dos parceiros sobre o mesmo tema. Além disso, o time do Wellz também promoveu o webinar “Setembro Amarelo nas Empresas: promoção de Saúde Mental e Segurança Psicológica”, como parte de sua campanha de conscientização, com participação dos especialistas Ines Hungerbühler, psicóloga, PhD e líder do Time Clínico do Wellz, Karen Scavacini, CEO do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio, e Luca Borroni, professor, PHD e diretor acadêmico da Brain Business School, e pode ser assistido no Youtube.

180° Seguros

Em tempos pós-pandêmicos e com a exposição a um alto volume de informações, é possível perceber o aumento de problemas com a saúde mental das pessoas e a própria relação com o trabalho vem passando por mudanças. Além de promover uma cultura organizacional e ajudar a liderança a desempenhar um papel alinhado com o que a empresa busca, se faz necessária a conscientização da importância do autocuidado e também do papel da empresa nesse auxílio para que fomentem um ambiente seguro para tratar sobre o tema. Com a missão de revolucionar o mercado de seguros no Brasil, a 180° Seguros entende que desafios grandiosos demandam grande dedicação e acredita naquilo que oferece: um ambiente de trabalho  seguro para que as pessoas possam ser a sua melhor versão.

Este ano a insurtech focou seus esforços na conscientização sobre o Setembro Amarelo e cuidados com saúde mental através de uma régua de comunicação estruturada por ferramentas como o slack e, também, reforços nas reuniões semanais com toda a empresa. Além disso, a startup conta com parceiros para ajudarem no preparo da liderança e da área de RH em como lidar com integrantes do time que podem estar passando por desafios com relação à saúde mental, abordando temas como ansiedade, burnout e autocuidado.

Hurb

A preocupação do Hurb, maior plataforma online de viagens do Brasil, com o bem-estar dos seus colaboradores vai além. Com uma equipe de profissionais especializados em Well being, o Hurb garante iniciativas durante todo o ano. Assim, nosso valor "it's all about people" é colocado em prática também internamente, não se resumindo aos clientes.

A empresa promoveu para o quadro de funcionários e colaboradores uma semana com ações específicas, visando a importância de conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio, as ações da empresa no setembro amarelo contaram com palestras (que trouxeram os debades da saúde integral - social, psicológica e física; Mindfulness; roda de conversa sobre Diversidade & Inclusão), atividades (yoga e shiatsu) e  momentos para a importância e compreensão de uma refeição saudável. Esse leque de opções busca atender aos mais de 1000 colaboradores de forma individualizada, pois entende-se a necessidade de olhar as particularidades desse grupo diverso para garantir que todos sejam contemplados pelas oportunidades. Outro eixo muito importante para a saúde física é a alimentação. Por isso, a equipe Hurb tem café da manhã na empresa, além de frutas e snacks saudáveis que são servidos durante à tarde

Knewin

A maior PRTech da América Latina, referência em monitoramento e análise de mídia espontânea, está sempre preocupada com o equilíbrio emocional dos seus colaboradores. Por isso, reforçou esse compromisso e desenvolveu seis ações com foco no mês do Setembro Amarelo. Para abordar a importância do tema para o bem-estar emocional, a empresa realizou  com apoio da Pipo Saúde uma “palestra de conscientização” sobre o tema. A segunda ação, apelidada de “plantando a felicidade”, consiste em reunir os profissionais virtualmente para plantarem um girassol. O objetivo é fazer alusão à saúde física e mental com o fato da flor crescer bem e saudável. Já na terceira iniciativa, chamada de “Pausa do bem”, tem como intuito desacelerar a rotina e promover atividades além do trabalho.

Para isso, a ideia é que funcionários com habilidades em dança ou culinária, por exemplo, ministrem aulas para os colegas, promovendo um ambiente leve e agradável. Na quarta, chamada de “Humor do dia”, o propósito é colocar no Slack — plataforma de comunicação —, um emoji do sentimento do dia. Com isso, outros colaboradores podem compreender como está o sentimento do outro desenvolvendo assim mais empatia. Na ação “Celebrações na Feedz”, plataforma de engajamento e desempenho. O objetivo é que os colaboradores divulguem dicas sobre saúde e bem-estar, sobretudo no mês de setembro. Por último, para demonstrar apoio à campanha, a Knewin desenvolveu um fundo de reunião online para os funcionários usarem.

CloudWalk

A rede global de pagamentos não economiza esforços quando o assunto é o bem-estar dos seus colaboradores. Não apenas em setembro, mas durante todo o ano a companhia se preocupa com o tema Setembro Amarelo. A CloudWalk é selo prata no Zenklub - plataforma de psicólogos online que atende os funcionários sem sair de casa - que reconhece empresas engajadas e comprometidas em promover o bem-estar corporativo.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Quiet quitting: fenômeno é tendência mundial e desafia líderes do futuro

Startups de varejo cresceram 18% em um ano com mudança de hábitos

Minidocumentário retrata impacto social de olimpíada brasileira de tecnologia

Acompanhe tudo sobre:Empresasgestao-de-negociossaude-mental

Mais de Bússola

Opinião: Gás do Povo é uma parceria que garante o futuro energético do Brasil

Aplicativo de vídeos curtos faz parceria com Ministério da Justiça para combater golpes online

Avanço da conectividade em áreas rurais impulsiona adoção da IoT no agronegócio brasileiro

O que é o intraempreendedorismo e como ele gera inovação no mercado corporativo