Carreira

10 dicas para fugir do estresse no trabalho

Aprenda como espantar o estresse cultivando hábitos mais saudáveis no ambiente de trabalho

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h31.

Hoje em dia, qualquer coisa que chateie demais ou frustre nossas expectativas é classificada assim: estressante. Mas acredite: o estresse de verdade existe, e você poderá dar de frente com ele a qualquer momento.

A boa notícia é que esse mal só avança sobre quem não sabe lidar com ele. Pelo menos é o que dizem especialistas como o psicólogo americano Richard Carlson, autor da série de livros sobre comportamento "Não Faça Tempestade em Copo dÁgua". Confira algumas dicas do doutor Carlson para prevenir o estresse no ambiente de trabalho:

1-Experimente parar tudo o que está fazendo agora

Só por 10 minutinhos... Essa é uma boa maneira de, bem no meio do furacão, ter a impressão de que a vida pode ficar mais devagar. Richard Carlson diz que quem faz isso tem a agradável sensação de que o dia pode ser um bocado mais fácil e menos... estressante.

2-Se você topar a brecada de 10 minutos, poderá, com o tempo, acrescentar uma nova velocidade para sua vida

No trabalho, geralmente usamos apenas o ritmo rápido e o mais rápido. Que tal, então, usar o ritmo normal?

3-Fuja da tentação de querer todo mundo concordando com você

Aí está um comportamento tipicamente... estressante. Tanto para quem quer impor uma opinião, como para o coitado do lado de lá. Já não basta seu chefe e o colega sabe-tudo querendo ter a primeira e a última palavra - ou, pior, querendo ter razão - o tempo todo?

4-Pare de reclamar dos seus prazos finais

Suas queixas consomem o tempo que você poderia estar usando na conclusão do relatório, na apresentação da solução a seu cliente ou no que mais você tenha para fazer. Na maioria das vezes, ficar lutando contra prazos apertados é perda de tempo.

5-Não se irrite com a burocracia

Alguns profissionais ficam à beira de um colapso só de ouvir essa palavra. Se esse é seu caso, faça o seguinte: fique longe da maluquice toda, depois de resolver seu problema. Ah, não esqueça de sugerir soluções para diminuir a burocracia, pois cedo ou tarde você precisará enfrentá-la de novo.

6-Elimine o hábito de fazer promessas que não vai cumprir

Ou: não dê tanta importância às promessas que seus colegas fazem durante o expediente. Em todo lugar se vêem colegas esbarrando uns nos outros, assumindo compromissos que dificilmente são levados a sério. O problema é que quem tem esse hábito se sente pressionado e sobrecarregado por ter tantos "compromissos" não realizados.

7-Não deixe as pessoas esperando

Essa tira qualquer um do sério! Claro, imprevistos acontecem. Mas certas coisas dependem só da gente. Nada é pior e mais estressante do que uma indecisão, a agonia de aguardar uma resposta, uma avaliação, uma opinião.

8-Pare de querer estar na praia, no cinema, com a cabeça em outro projeto...

É bem melhor se livrar desses pensamentos. No fim, eles eliminam o prazer daquilo que você está fazendo agora.

9-Tire suas folgas

Precisa dizer mais alguma coisa?

10-Lembre-se da história toda

A última quinta-feira pode ter sido péssima. Talvez toda a semana tenha sido um horror. É possível. Dias ruins existem. Mas será que, quando estamos reconstituindo um desses dias que já passaram, lembramos deles da maneira como realmente aconteceram? Pare um pouco para pensar sobre isso. Reclamar é contagioso. E quem vive se queixando o tempo todo corre o risco de atrair para si as queixas de colegas, vizinhos e parentes. E isso é o quê? É estressante, muito estressante...

Veja como está o seu estresse através do teste do Fundo do Coração (Funcor), entidade que promove a saúde da população brasileira (extraído do Internationa Stress Management Association): www.cardiol.br/sbc-funcor/cuide/teste/estresse/default.asp?CodSes=2.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Carreira

'É o Santo Graal das entrevistas': ex-RH do Google revela estratégia para impressionar recrutadores

Estas habilidades são essenciais na era da inteligência artificial, segundo pesquisadora da OpenAI

Kraft Heinz impulsiona carreira de seus líderes com imersão na Amazônia

Fundação Estudar abre inscrições para bolsas de estudo no Brasil e no exterior