Entre os destaques deste ano estão cargos voltados para operações estratégicas, saúde mental e inteligência comercial (Westend61/Getty Images)
Repórter
Publicado em 28 de março de 2025 às 10h38.
Última atualização em 28 de março de 2025 às 10h45.
Mudar de carreira pode parecer um salto arriscado — mas, com os dados certos em mãos, esse movimento pode ser uma oportunidade estratégica. O LinkedIn divulgou em janeiro deste ano a Lista Empregos em Alta 2025, com os 10 cargos que mais cresceram no Brasil nos últimos três anos. A análise utiliza dados exclusivos da plataforma e reflete as grandes transformações do mercado de trabalho: da digitalização à saúde mental, passando pela sustentabilidade e pela retomada de setores como turismo e eventos.
A lista é produzida anualmente pelo time editorial do LinkedIn e serve como termômetro para quem quer se antecipar às tendências. “Nosso objetivo é ajudar os profissionais a entenderem as tendências e a se prepararem para as oportunidades que estão por vir, seja para consolidar suas posições nas áreas em que já atuam ou para planejar uma transição de carreira”, afirma Guilherme Odri, editor-chefe do LinkedIn Notícias Brasil.
Segundo ele, focar em aprendizado contínuo, adaptação e habilidades em temas como inteligência artificial, sustentabilidade e gestão é essencial para se destacar em um mercado cada vez mais dinâmico.
Entre os destaques deste ano estão cargos voltados para operações estratégicas, saúde mental e inteligência comercial, além de posições que sinalizam a retomada de segmentos como eventos e aviação.
A seguir, selecionamos 10 profissões em alta que podem ser uma boa porta de entrada para quem busca reinventar a carreira em 2025:
A Lista Empregos em Alta 2025 reforça que, mais do que seguir um caminho linear, as carreiras de hoje são feitas de múltiplos ciclos. Transições profissionais deixam de ser exceções para se tornarem estratégias. E, com os dados certos, é possível tomar decisões mais conscientes - e alinhadas com o futuro do trabalho.
“O segredo está em combinar o que você já sabe com o que o mercado valoriza agora. E, para isso, manter-se em constante aprendizado é a chave”, afirma Odri.