Coca-Cola: bebida é adoçada de forma diferente de acordo com o país (NurPhoto / Colaborador/Getty Images)
Redatora
Publicado em 25 de agosto de 2025 às 14h35.
Em abril de 1985, a Coca-Cola lançou a New Coke, uma nova fórmula mais doce criada para competir com a Pepsi. A ideia parecia promissora: nos testes cegos, consumidores aprovaram o sabor. Mas, quando chegou às prateleiras, a reação foi oposta — milhares de fãs da marca se revoltaram, acusando a empresa de “trair” a receita original.
Em apenas 79 dias, a companhia voltou atrás e recolocou a “Coca-Cola Classic” no mercado, transformando o episódio em um dos maiores fracassos da indústria.
Casos como esse mostram que até gigantes globais tropeçam. E, quando isso acontece, os erros acabam virando aprendizado para outras marcas.
De olho nisso, a EXAME elencou outros quatro erros recorrentes em marketing; Veja a seguir e saiba como evitá-los:
O McDonald’s tentou melhorar sua fama ao lançar um hambúrguer premium, o Arch Deluxe, direcionado ao público “sofisticado”.
O problema é que isso contradiz completamente a proposta de conveniência e preço acessível que a marca sempre representou. E o resultado foi a criação de um produto que soava elitista demais e alienou sua base tradicional.
A campanha “Live the life aquatic! (Viva a vida aquática!)” do Airbnb promovia estadias flutuantes pouco antes do furacão Harvey devastar a costa do Texas, tornando o slogan insensível à realidade das vítimas  .
A Ford criou o Edsel, uma nova marca que ocupava um nicho intermediário entre seus modelos de carros, mas falhou ao posicioná-lo com estética polêmica, problemas de qualidade e preços confusos, causando frustração e falta de identidade entre os consumidores  .
Pepsi tentou vender a ideia de união por meio de um protesto, em um anúncio com Kendall Jenner abrindo mão de um refrigerante como gesto de paz.
O resultado foi um vídeo que banalizou movimentos sociais e gerou enorme rejeição, sendo retirado do ar em poucas horas.
Seja qual for o tamanho da empresa ou o estágio da sua carreira, acompanhar — e aplicar — as tendências do mercado pode ser o diferencial que o separa da concorrência.
De olho nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance.
Esse é um treinamento virtual e com certificado, apresentado por Leonardo Cirino, que revela o caminho para conquistar uma posição de liderança nas áreas de Marketing. Durante o treinamento, os alunos irão aprender como:
Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo com Cirino), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.