Carreira

4 erros de marketing: o que outras marcas erraram e como você pode acertar

Nem toda campanha vira sucesso e ignorar lições do passado pode custar caro. Saiba o que deu errado com marcas icônicas e como evitar

Coca-Cola: bebida é adoçada de forma diferente de acordo com o país (NurPhoto / Colaborador/Getty Images)

Coca-Cola: bebida é adoçada de forma diferente de acordo com o país (NurPhoto / Colaborador/Getty Images)

Luana Araujo
Luana Araujo

Redatora

Publicado em 25 de agosto de 2025 às 14h35.

Em abril de 1985, a Coca-Cola lançou a New Coke, uma nova fórmula mais doce criada para competir com a Pepsi. A ideia parecia promissora: nos testes cegos, consumidores aprovaram o sabor. Mas, quando chegou às prateleiras, a reação foi oposta — milhares de fãs da marca se revoltaram, acusando a empresa de “trair” a receita original. 

Em apenas 79 dias, a companhia voltou atrás e recolocou a “Coca-Cola Classic” no mercado, transformando o episódio em um dos maiores fracassos da indústria. 

Casos como esse mostram que até gigantes globais tropeçam. E, quando isso acontece, os erros acabam virando aprendizado para outras marcas.

De olho nisso, a EXAME elencou outros quatro erros recorrentes em marketing; Veja a seguir e saiba como evitá-los:

Se você quer dominar as melhores estratégias de marketing? Acompanhe esse treinamento da EXAME e Saint Paul; apenas R$ 37,00 e com três horas de carga horária. Inscreva-se aqui

1. McDonald’s Arch Deluxe (1996)

O McDonald’s tentou melhorar sua fama ao lançar um hambúrguer premium, o Arch Deluxe, direcionado ao público “sofisticado”. 

O problema é que isso contradiz completamente a proposta de conveniência e preço acessível que a marca sempre representou. E o resultado foi a criação de um produto que soava elitista demais e alienou sua base tradicional.

Como evitar isso:

  • Avalie se a comunicação e o produto estão alinhados com os valores e expectativas do seu público;
  • Teste mensagens e conceitos com audiências reais antes de investir em larga escala.

2.Airbnb – “Floating World” (2017)

A campanha “Live the life aquatic! (Viva a vida aquática!)” do Airbnb promovia estadias flutuantes pouco antes do furacão Harvey devastar a costa do Texas, tornando o slogan insensível à realidade das vítimas   .

Como acertar:

  • Faça uma revisão de contexto social e cultural antes de lançar campanhas;
  • Tenha alternativas de conteúdo prontas para evitar crises por tempo errado.

3. Edsel da Ford (1957–1960)

A Ford criou o Edsel, uma nova marca que ocupava um nicho intermediário entre seus modelos de carros, mas falhou ao posicioná-lo com estética polêmica, problemas de qualidade e preços confusos, causando frustração e falta de identidade entre os consumidores   .

Como fazer diferente:

  • Defina claramente o posicionamento do produto em relação aos demais da marca e concorrentes;
  • Testei a percepção do valor e da proposta antes do lançamento.

4.Pepsi - comercial com Kendall Jenner (2017)

Pepsi tentou vender a ideia de união por meio de um protesto, em um anúncio com Kendall Jenner abrindo mão de um refrigerante como gesto de paz. 

O resultado foi um vídeo que banalizou movimentos sociais e gerou enorme rejeição, sendo retirado do ar em poucas horas.

Como evitar esse risco: 

  • Consulte especialistas culturais e revise as mensagens;
  • Inclua diversidade e representatividade nas equipes criativas e de aprovação.
  • Quer ser um líder estratégico de marketing na sua empresa? Posicione sua marca no topo com esse pré-MBA em marketing, branding e performance com duração de quatro aulas 100% online e uma certificação exclusiva; garanta sua vaga agora mesmo

Quer ser um líder estratégico de marketing? Se posicione no topo com esse pré-MBA em marketing, branding e performance com duração de quatro aulas 100% online e uma certificação exclusiva; garanta sua vaga agora mesmo

Destaque-se no mercado com estratégia e performance

Seja qual for o tamanho da empresa ou o estágio da sua carreira, acompanhar — e aplicar — as tendências do mercado pode ser o diferencial que o separa da concorrência.

De olho nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance.

Esse é um treinamento virtual e com certificado, apresentado por Leonardo Cirino, que revela o caminho para conquistar uma posição de liderança nas áreas de Marketing. Durante o treinamento, os alunos irão aprender como:

  • Transformar desafios complexos em oportunidades de crescimento;
  • Liderar estratégias de branding e performance;
  • Impulsionar as vendas dentro da empresa.

Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo com Cirino), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

Lidere estrategicamente o marketing e se posicione no topo com o pré-MBA da EXAME + Saint Paul; são quatro aulas (com três horas de duração) e com direito a um certificado para turbinar seu currículo. Não perca tempo! Acesse aqui e garanta a sua vaga

Acompanhe tudo sobre:Branded Marketing

Mais de Carreira

Popularidade no trabalho pode ser mais importante que cargo ou autoestima, aponta estudo

Essa frase faz o ChatGPT organizar sua semana melhor que qualquer planner

Uma viagem à China para universitários: inovação, cultura e protagonismo em 7 dias

Por que a geração Z trava no primeiro emprego e quais os desafios emocionais que eles têm que lidar