Carreira

5 coisas para fazer na véspera do concurso

Vai prestar concurso no fim de semana? Então, veja quais as dicas para manter a calma nas horas que antecedem à prova

Véspera do concurso deve ser sinônimo de ficar de papo para o ar, diz especialista (Dreamstime)

Véspera do concurso deve ser sinônimo de ficar de papo para o ar, diz especialista (Dreamstime)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 3 de fevereiro de 2012 às 16h19.

São Paulo – Para alguns, a véspera do concurso público é quase sinônimo de martírio. Dia de ansiedade, nervosismo e um intermitente frio na barriga.

Mas, de acordo com especialista, algumas atitudes práticas podem afugentar essa sensação de desconforto e, melhor, aplainar o caminho para que você tenha suas emoções sob controle no dia D.

1. Revisar, como plano B

De acordo com Alexandre Maia, psicólogo e autor do livro “Preparo Emocional para Passar em Provas e Concursos, o dia que antecede ao exame deve ser reservado para uma pausa no ritmo alucinado de estudos.

Em outras palavras, esta não é a data mais adequada para você aprender novos conceitos. Mas, sim, segundo ele (e se possível), esse é o dia para se presentear com o direito de ficar afastado dos livros.

Agora, se você é do tipo de pessoa que precisa de uma revisão básica para manter a calma e a segurança no dia da prova, não há problemas em ceder à tentação de estudar. Mas, lembre-se, na véspera (e só neste dia) isso deve ser feito com moderação.

“A ideia é só revisar alguns pontos baseados no que a sua intuição aponta”, diz o especialista. “Mas tem que ser um processo rápido, apenas que você passe os olhos para poder reativar a memória”.

2. Encha-se de mimos

“Nossos processos de raciocínio são processos internos. Nosso mundo interno é governado pelo emocional”, diz o especialista. “Quando você está apaixonado, você lembra de tudo que a pessoa diz. Isso acontece porque seu emocional está bem”.

Por isso, na véspera da prova a dica é se encher de mimos e experiências que façam você se sentir bem. “Quanto mais criança ao seu lado, melhor”, brinca Maia. “Se você assistir bons filmes, fazer coisas que gosta, seu emocional dará o retorno na hora da prova”.


3. Alimente-se bem

Cuidado com os exageros gastronômicos. Apesar de ser um dia para permitir agrados para o seu corpo e mente, você não pode sucumbir à falta de bom senso. Bebidas alcoólicas e alimentos muito pesados, por exemplo, devem passar longe do seu copo e prato na véspera da prova.

4. Tenha o itinerário na ponta da língua (ou do GPS)

Para evitar surpresas e outros inconvenientes no dia da prova, aproveite os dias anteriores ao concurso para conhecer o trajeto para o local do exame.

Vale percorrer o trajeto inteiro com o transporte que usará no dia. Fique atento para possíveis eventos que podem acontecer nas imediações do concurso. Com base nisso, calcule o tempo para chegar, no mínimo, com trinta minutos de antecedência ao previsto.

5. Durma, durma e durma

Pesquisas apontam: quem dorme, pelo menos, oito horas por noite tem melhor desempenho, aprende com mais facilidade e é mais criativo. Por isso, na véspera do concurso, dormir bem deve virar uma palavra de ordem para todo concurseiro. Só cuidado para não perder a hora no dia seguinte.

Acompanhe tudo sobre:administracao-do-tempoComportamentoConcursosConcursos públicos

Mais de Carreira

Mulher de Negócios: Luiza Helena Trajano lança comunidade para apoiar empreendedoras no Brasil

Esse método de Stanford de cinco etapas pode fazer as pessoas confiarem em você

Warren Buffett diz que você está muito pessimista. E a neurociência concorda com ele

Na era da inteligência artificial, marcas fortes se destacam pela voz — não só pela tecnologia