Carreira

5 vídeos para produzir melhor e mais rápido (sem enlouquecer)

Anda soterrado pelos seus compromissos? O tempo não é suficiente para todas as suas atividades? Esta websérie ajudará você a fazer as pazes com o relógio

Homem atrasado (cyano66/Thinkstock)

Homem atrasado (cyano66/Thinkstock)

Claudia Gasparini

Claudia Gasparini

Publicado em 30 de outubro de 2016 às 06h00.

Última atualização em 30 de outubro de 2016 às 06h00.

São Paulo — Muita gente estuda e trabalha ou faz "malabarismo" com dois empregos, duas faculdades — ou simplesmente tem muitas outras atividades para além desses compromissos. Mas será que dá pra fazer tudo com rapidez e qualidade? E, mesmo que seja possível, como não enlouquecer no processo?

Para Daniela Lemes, responsável pelo programa de autoconhecimento da Fundação Estudar, não há uma resposta única para esse questionamento: a administração do tempo deve ser ditada pelas prioridades de cada indivíduo.

"Para se chegar a uma conclusão, é necessário fazer um balanço entre o que você está disposto a fazer e quais serão os benefícios que você vai obter", explica ela. Ao final da equação “esforço versus benefícios”, você terá condições de avaliar se essas escolhas fazem sentido — ou não — para você.

Por exemplo, diz Lemes, se uma pessoa tiver como prioridade equilibrar o trabalho com a vida pessoal, talvez não seja uma boa ideia ela se comprometer com muitas atividades simultaneamente.

"Por outro lado, se ela estiver num momento de investir na carreira, talvez valha a pena assumir mais compromissos, porque o 'saudável' é relativo e depende do que é prioridade para cada um", explica a especialista.

Mas cuidado: a partir do momento que você se propõe a fazer algo, é preciso bastante organização e disciplina para garantir a união entre produtividade e qualidade da entrega.

Quer uma ajuda para implementar esse plano? Confira a seguir 5 episódios da websérie "#AcelereSuaCarreira", produzida pelo Na Prática:

Episódio 1: Como saber se você está desperdiçando seu tempo
Já teve a sensação de que queria fazer muitas coisas, mas acabou perdendo a corrida para o relógio? Para virar esse jogo, o primeiro passo é saber o quanto a má administração do tempo tem atrapalhado a sua vida. Pegue uma folha em branco e escreva tudo que você gostaria de fazer mas não conseguiu por falta de tempo. A lista ficou maior do que você imaginava? Se sim, talvez seja a hora de mudar essa situação, conforme sugere este episódio:

yt thumbnail

Episódio 2: A importância de priorizar
Se você tenta fazer tudo o que quer, corre o grande risco de não fazer nada. Saber estabelecer prioridades é fundamental: caso contrário, vamos sempre colocar em prática aquilo de que mais gostamos, e não necessariamente o que é mais importante. Conheça uma técnica para estabelecer prioridades no seguinte episódio:

yt thumbnail

Episódio 3: Como criar um bom plano de ação
Esqueça as "listinhas" de papel. O primeiro passo de um bom plano de ação é definir uma meta "macro", como, por exemplo, aprender inglês. Mas será que "aprender inglês” não é um pouco vago? Segundo Lemes, é necessário detalhar essa meta em objetivos menores. Saiba mais a seguir:

yt thumbnail

Episódio 4: Como trazer a produtividade para o meu dia a dia
Mesmo tendo objetivos bem estabelecidos, às vezes você se perde no dia a dia? Para combater esse problema, existe uma dica muito simples, mas eficaz: a técnica do pomodoro. Para começar, faça uma lista de seus objetivos pendentes. Veja as etapas seguintes no episódio abaixo:

yt thumbnail

Episódio 5: Como utilizar a tecnologia a nosso favor
A agenda e o bloco de notas são instrumentos de organização simples, mas muito poderosos — isso para não falar nos apps de produtividade. No último episódio da websérie do Na Prática, você conhecerá a melhor forma de usar esses recursos para gerir a sua rotina mais facilmente:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:administracao-do-tempoprodutividade-no-trabalho

Mais de Carreira

Mulher de Negócios: Luiza Helena Trajano lança comunidade para apoiar empreendedoras no Brasil

Esse método de Stanford de cinco etapas pode fazer as pessoas confiarem em você

Warren Buffett diz que você está muito pessimista. E a neurociência concorda com ele

Na era da inteligência artificial, marcas fortes se destacam pela voz — não só pela tecnologia