Pesquisa da Figma mostra que a necessidade de generalismo aumenta: mais da metade dos profissionais de outras áreas já atua em tarefas que antes eram exclusivas do design (Getty Images). (Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 17 de outubro de 2025 às 10h37.
A inteligência artificial (IA) provoca uma "mudança e fusão de funções" no ambiente de trabalho, segundo Dylan Field, cofundador e CEO da Figma. O executivo, que escalou a empresa para mais de 1.600 funcionários, afirma que cargos distintos se tornam cada vez menos relevantes.
Em participação no Lenny's Podcast, Field disse que vê engenheiros, designers, gerentes de produto e pesquisadores "mergulhando nas outras funções". Ele observou essa tendência nos últimos cinco anos e espera uma aceleração nos próximos.
"A IA faz com que todos sintam a necessidade de ser mais generalistas," afirmou Field.
A própria Figma conduziu uma pesquisa que reforça esta visão. 72% dos entrevistados citaram as ferramentas de IA como o principal motivo para a expansão de seus papéis.
O que antes exigia conhecimento complexo de codificação, por exemplo, hoje pode ser resolvido com uma ferramenta simples, incentivando profissionais não-engenheiros a assumir tarefas mais técnicas.
O estudo da Figma demonstrou a dissolução das fronteiras profissionais:
Questionado sobre a principal conclusão, Field resumiu a nova realidade do trabalho: "Todos nós somos construtores de produtos, e alguns de nós somos especializados em nossa área particular."
De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.
Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.
Veja, abaixo, os principais temas abordados:
Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.