Carreira

A maioria das pessoas comete esse erro de comunicação, segundo especialista que treinou CEOs

Treinador de Zuckerberg e Bezos alerta: palavras difíceis afastam e minam a liderança corporativa

Bill McGowan, consultor de oratória, autor e fundador e CEO do Clarity Media Group (Fonte: LinkedIn | Reprodução)

Bill McGowan, consultor de oratória, autor e fundador e CEO do Clarity Media Group (Fonte: LinkedIn | Reprodução)

Publicado em 1 de julho de 2025 às 15h16.

Última atualização em 1 de julho de 2025 às 17h00.

Ser um comunicador eficaz é uma das habilidades mais valorizadas no ambiente corporativo atual. 

Bill McGowan, consultor de oratória e autor do livro "Speak, Memorably: The Art of Captivating an Audience", alerta para um erro comum entre profissionais que desejam se destacar como líderes: o uso excessivo de palavras difíceis. As informações foram retiradas de CNBC Make It.

Linguagem corporativa: o que está por trás do uso excessivo de jargões

McGowan, que treinou personalidades como Mark Zuckerberg, Jeff Bezos e Kim Kardashian, afirma que muitas pessoas acreditam que usar termos técnicos e frases elaboradas transmite inteligência e sofisticação. 

Porém, o efeito é exatamente o oposto. 

"Normalmente, pessoas que usam jargões e falam de forma muito corporativa, porque é isso que aprenderam por osmose, não vão se conectar com os outros", afirma.

Algumas expressões podem parecer artificiais e, muitas vezes, difíceis de compreender. Em vez disso, McGowan defende uma linguagem direta, acessível e que reflita a forma como as pessoas realmente conversam. 

A falta dessa naturalidade no discurso pode comprometer a liderança de um profissional, tornando suas mensagens confusas e distantes.

Liderança exige comunicação genuína

Em tempos em que as lideranças corporativas são desafiadas a inspirar, engajar e conduzir equipes de forma empática e eficiente, dominar a comunicação clara não é apenas um diferencial, mas sim uma exigência. 

Profissionais que priorizam uma fala acessível e estruturada têm mais chances de ganhar confiança, influência e respeito.

Seja um líder de alta performance com esse treinamento

Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.

Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional.

Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isso significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing Liderança

Mais de Carreira

Após ‘quase morte’, ela abriu um negócio que substituiu 656 milhões de peças de plástico

Ao utilizar IA, jovem da Geração Z alcança 140 milhões no LinkedIn e transforma sua carreira

Este prompt do ChatGPT te ajuda a escrever aquela mensagem que você não sabe como começar

‘Estudar nos EUA é um sonho possível’, diz brasileira formada com ‘nota 10’ em Harvard