(Freepik)
Redator
Publicado em 14 de maio de 2025 às 16h56.
A rotina de profissionais em cargos de liderança é marcada por uma série de responsabilidades que frequentemente se acumulam, dificultando a priorização de tarefas e favorecendo decisões tomadas sob pressão. Para lidar com esse cenário, a autora e palestrante Suzy Welch desenvolveu a metodologia conhecida como regra 10-10-10.
De acordo com a Inc. Magazine, a proposta parte do princípio de que decisões eficazes exigem pausa e distanciamento para que haja foco nos aspectos realmente relevantes do problema, seja para a equipe ou para a organização. A estrutura da regra é simples e baseada em três perguntas direcionadoras que devem ser feitas diante de uma escolha:
Esse exercício de reflexão propõe uma avaliação das implicações imediatas, intermediárias e de longo prazo, ajudando a evitar reações impulsivas e decisões que possam gerar arrependimentos ou impactos negativos, tanto para a liderança quanto para os colaboradores envolvidos.
No ambiente empresarial, a impulsividade pode comprometer relações, resultados e a cultura organizacional. A aplicação da regra 10-10-10 contribui para o fortalecimento de uma mentalidade orientada ao pensamento estratégico e à cultura da paciência. E para incorporá-la à rotina, algumas práticas podem ser adotadas:
A regra 10-10-10 não tem como objetivo fornecer respostas definitivas, mas sim fomentar uma cultura de análise crítica e consciente. No contexto da liderança, a capacidade de tomar decisões consistentes, alinhadas com metas de longo prazo e que inspirem confiança, é fundamental.
Dessa forma, investir em processos de reflexão estruturada fortalece a tomada de decisão, amplia a capacidade de liderança e contribui para a construção de trajetórias profissionais e organizacionais mais sólidas e coerentes com os desafios do futuro.
Para encabeçar as novas demandas do mercado, as empresas estão procurando líderes mais completos – com habilidades técnicas, humanas e estratégicas de alta performance.
De olho nessa necessidade, a Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, se juntou à EXAME para oferecer o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento de quatro aulas virtuais que ensina as habilidades para ser um líder mais humano e que entrega melhores resultados.
Ao longo de três horas de conteúdo, os alunos vão descobrir o perfil do líder mais procurado pelas empresas, as habilidades mais importantes que o mercado exige e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional.
Resumindo: os participantes recebem um ‘mapa da mina’ para alcançar sucesso como líderes. Tudo isso por apenas R$ 37. Outra boa notícia é que todos que acompanharem até o final receberão um certificado de conclusão, com assinatura da Saint Paul, que pode ser incluído no currículo e no LinkedIn.