Carreira

A regra que todo líder precisa dominar antes de tomar uma decisão difícil

Método simples propõe três perguntas estratégicas para ajudar líderes a tomarem decisões mais conscientes

 (Freepik)

(Freepik)

Publicado em 14 de maio de 2025 às 16h56.

A rotina de profissionais em cargos de liderança é marcada por uma série de responsabilidades que frequentemente se acumulam, dificultando a priorização de tarefas e favorecendo decisões tomadas sob pressão. Para lidar com esse cenário, a autora e palestrante Suzy Welch desenvolveu a metodologia conhecida como regra 10-10-10.

Entendendo a regra 10-10-10

De acordo com a Inc. Magazine, a proposta parte do princípio de que decisões eficazes exigem pausa e distanciamento para que haja foco nos aspectos realmente relevantes do problema, seja para a equipe ou para a organização. A estrutura da regra é simples e baseada em três perguntas direcionadoras que devem ser feitas diante de uma escolha:

  • Como isso será percebido em 10 minutos?
  • Qual será o impacto em 10 meses?
  • Quais serão as consequências em 10 anos?

Esse exercício de reflexão propõe uma avaliação das implicações imediatas, intermediárias e de longo prazo, ajudando a evitar reações impulsivas e decisões que possam gerar arrependimentos ou impactos negativos, tanto para a liderança quanto para os colaboradores envolvidos.

Aprimore-se em liderança e gestão com as duas maiores referências em negócios do Brasil: EXAME e Saint Paul. Garanta sua vaga clicando aqui

Aplicação prática no dia a dia corporativo

No ambiente empresarial, a impulsividade pode comprometer relações, resultados e a cultura organizacional. A aplicação da regra 10-10-10 contribui para o fortalecimento de uma mentalidade orientada ao pensamento estratégico e à cultura da paciência. E para incorporá-la à rotina, algumas práticas podem ser adotadas:

  • Pensar antes de agir: Ao se deparar com decisões críticas ou situações de conflito, recomenda-se um momento de pausa para avaliar emocionalmente o contexto. Isso inclui reconhecer e analisar sentimentos que possam influenciar a resposta imediata.
  • Visão a longo prazo: Antes de aceitar uma oportunidade ou tomar uma atitude, deve-se refletir se a decisão está alinhada com os objetivos e valores futuros da liderança ou da organização.
  • Anote: Escrever as percepções para cada uma das três perguntas ajuda a trazer clareza à situação. Esse hábito também permite acompanhar a evolução do raciocínio ao longo do tempo e facilita análises posteriores.
  • Integração: A metodologia pode ser incorporada a reuniões e interações com equipes, promovendo um ambiente onde decisões são tomadas com base em critérios racionais e sustentáveis, e não por impulso.

Quer desenvolver a habilidade de pensar antes de agir e liderar com impacto?  Inscreva-se hoje e receba seu certificado

Refletir é poder

A regra 10-10-10 não tem como objetivo fornecer respostas definitivas, mas sim fomentar uma cultura de análise crítica e consciente. No contexto da liderança, a capacidade de tomar decisões consistentes, alinhadas com metas de longo prazo e que inspirem confiança, é fundamental.

Dessa forma, investir em processos de reflexão estruturada fortalece a tomada de decisão, amplia a capacidade de liderança e contribui para a construção de trajetórias profissionais e organizacionais mais sólidas e coerentes com os desafios do futuro.

Curso da Saint Paul sobre liderança está com vagas abertas

Para encabeçar as novas demandas do mercado, as empresas estão procurando líderes mais completos – com habilidades técnicas, humanas e estratégicas de alta performance.

De olho nessa necessidade, a Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, se juntou à EXAME para oferecer o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento de quatro aulas virtuais que ensina as habilidades para ser um líder mais humano e que entrega melhores resultados.

Ao longo de três horas de conteúdo, os alunos vão descobrir o perfil do líder mais procurado pelas empresas, as habilidades mais importantes que o mercado exige e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional.

Resumindo: os participantes recebem um ‘mapa da mina’ para alcançar sucesso como líderes. Tudo isso por apenas R$ 37. Outra boa notícia é que todos que acompanharem até o final receberão um certificado de conclusão, com assinatura da Saint Paul, que pode ser incluído no currículo e no LinkedIn.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing Liderança

Mais de Carreira

McDonald’s reage a queda de desempenho nos EUA com megacontratação de 375 mil trabalhadores

"A vida não é só trabalhar": As lições de Pepe Mujica sobre propósito, tempo e trabalho

"Sua saúde mental vale mais do que qualquer salário", diz Leandro Karnal

Essas soluções financeiras são a chave para te ajudar a economizar e escalar a sua startup