Redatora
Publicado em 28 de maio de 2025 às 10h26.
O caso de Pat Gelsinger, ex-CEO da Intel, é emblemático. Apesar de sua visão arrojada para recuperar a liderança da companhia no setor de chips, sua estratégia foi considerada lenta e excessivamente cara.
O resultado? Sua saída ainda em 2024. A mensagem é clara: a era dos líderes inspiradores, porém distantes da operacionalização, está sendo substituída por uma geração de executivos que precisam unir estratégia e ação.
Essa mudança atinge diretamente os profissionais que aspiram cargos de alta gestão. Em um cenário cada vez mais dinâmico e incerto, dominar apenas as habilidades comportamentais ou manter um bom discurso não basta. As informações foram retiradas de Entrepreneur.
Segundo pesquisa do Fórum de Governança Corporativa da Faculdade de Direito de Harvard, conselhos administrativos estão priorizando executivos com forte bagagem operacional e estratégica.
A exigência crescente por resultados alterou também a forma como as empresas devem pensar sua sucessão e formação de lideranças.
Em vez de esperar que um profissional cresça espontaneamente dentro da organização, é preciso preparar ativamente os futuros executivos — com foco em habilidades críticas, visão prática e capacidade de resolver problemas complexos.
A forma de liderar tem implicações diretas para quem almeja cargos executivos. Ter boas ideias já não é suficiente — é preciso demonstrar capacidade de entrega, foco em resultados, domínio operacional e coragem para tomar decisões difíceis.
Profissionais que desejam se destacar precisam desenvolver habilidades transversais, buscar experiências práticas em diferentes áreas da empresa e, acima de tudo, manter a consistência entre discurso e prática.
O mercado exige líderes completos: com visão, sim — mas que saibam arregaçar as mangas e executar com excelência.
Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isso significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.