Pesquisa global do ADP Research mostra liderança brasileira na adoção de inteligência artificial, mas aponta lacunas em capacitação e desenvolvimento do ecossistema local (Getty Images) (Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 23 de setembro de 2025 às 18h51.
Última atualização em 23 de setembro de 2025 às 18h57.
O Brasil lidera o otimismo sobre inteligência artificial na América Latina, segundo pesquisa do ADP Research. O levantamento aconteceu entre julho e agosto de 2025 com 38 mil trabalhadores globalmente, incluindo 1.127 brasileiros. De acordo com os dados, 52% das empresas no país têm percepção totalmente positiva sobre IA, frente a 27% que a consideram favorável, mas com ressalvas.
Nesse sentido, no total, 26% dos trabalhadores acreditam que a inteligência artificial terá impacto positivo em suas funções, acima da média regional de 19%, segundo Mariane Guerra, vice-presidente Latam da ADP.
Apesar do otimismo, 10% dos entrevistados ainda demonstram preocupação com a possibilidade de substituição de seus empregos pela tecnologia.
O levantamento também aponta uma diferença de comportamento para cada faixa etária em relação à IA no trabalho:
de 18 a 26 anos: 30% veem impacto positivo;
de 27 a 39 anos: 28% são otimistas;
de 40 a 54 anos: 23% representam os entusiasmados com a tecnologia;
acima de 55 anos: cai para 20% quem tem boas percepções da IA.
De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.
Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.
Veja, abaixo, os principais temas abordados:
Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.