Uso de celular para redes sociais (Getty Images)
Publicado em 10 de maio de 2025 às 05h00.
Um estudo recente trouxe números para uma constatação quase unânime entre os brasileiros: somos apaixonados pelo celular. A pesquisa, conduzida pela plataforma Data.AI, revelou que o brasileiro passa, em média, cinco horas por dia imerso no smartphone. Esse hábito coloca o Brasil na quinta posição do ranking de países que mais usam dispositivos móveis diariamente.
É tempo de sobra para maratonar séries, acompanhar notícias e, claro, rolar infinitamente pelas redes sociais. Mas esse tempo todo em frente às telas também levanta um sinal de alerta: será que não estamos deixando de lado outras atividades mais importantes? Bem... a pesquisa sugere que sim.
O uso excessivo dos smartphones, segundo o estudo, pode comprometer a produtividade. Cinco horas diárias representam um terço de uma jornada de trabalho e, quando somadas ao longo de uma semana, podem significar que as prioridades estão se perdendo entre notificações e distrações digitais.
No entanto, nem tudo está perdido. Para Miguel Lannes Fernandes, especialista em inteligência artificial, a tecnologia, muitas vezes vista como a vilã, pode ser uma grande aliada para reverter esse quadro exposto pelo estudo.
Ele acredita que o segredo está em utilizar ferramentas de inteligência artificial, que ajudam a otimizar o tempo e aumentar a produtividade.
“Soluções como assistentes virtuais inteligentes, plataformas de automação e aplicativos com algoritmos de aprendizado de máquina são capazes de reorganizar rotinas, priorizar tarefas e até sugerir pausas estratégicas”, diz.
Veja, a seguir, a lista de ferramentas de IA indicadas pelo especialista para reverter o quadro de desperdício de tempo no uso dos smartphones e transformar esses dispositivos em instrumentos de produtividade e eficiência.
Uma tarefa bastante comum no meio corporativo é a produção de relatórios. Seja para apresentar um resumo das atividades realizadas ou informar os resultados obtidos com elas, esse é um documento fundamental dentro das empresas, mas que muitas vezes exige mais tempo do que os funcionários têm.
Para acelerar esse processo, o Grammarly pode ser um aliado. Utilizando comandos de inteligência artificial, a ferramenta consegue verificar a gramática, ortografia e eventuais plágios em textos de todos os tipos. Além disso, ela fornece sugestões personalizadas para melhorar a redação.
É uma ótima ferramenta para os profissionais que nunca encontram as palavras certas para escrever um e-mail mais complicado ou que com frequência sofrem para transmitir seu ponto de vista em um texto.
Que atire a primeira pedra quem nunca tentou anotar todas as informações de uma reunião e depois não conseguiu entender nada do que estava escrito.
A boa notícia é que ninguém mais precisa sofrer com esse problema. Isso porque as ferramentas de IA estão tão avançadas que realizam esse trabalho em segundos. É o caso do Fireflies, que é capaz de transcrever, resumir e analisar conversas de voz mais rápido que qualquer ser humano.
Ela serve tanto para os profissionais que não querem perder nenhuma informação em reuniões de negócios importantes, mas também para aqueles que não têm tempo para transcrever conversas de forma manual.
Não é raro encontrar profissionais cujo maior medo é ter de montar uma apresentação no PowerPoint. Para eles, colocar as informações em um layout minimamente apresentável é uma tarefa quase impossível.
Mas o Beautiful.ai pode acabar com essa dor de cabeça. Por meio da sua inteligência artificial, a ferramenta faz sugestões de modelos inteligentes de apresentações, que não exigem dos usuários nenhum conhecimento de design.
"Basta adicionar o conteúdo e seus slides se adaptam como mágica", promete a plataforma. "Chega de redimensionar texto e imagens às duas da manhã. Cada escolha que você faz economiza tempo e resulta em um excelente design."
De olho em quem deseja ingressar no mercado de IA, a EXAME apresenta uma nova edição do Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios , um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$ 37.
Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão assinado pela EXAME, para incluir no currículo.
Principais temas abordados:
Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui . Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.