(gpointstudio/Thinkstock)
Content Writer
Publicado em 29 de setembro de 2025 às 19h31.
Jaclyn Johnson, 40 anos, fundadora da Create & Cultivate, sabe que uma entrevista de emprego vai muito além do currículo. Para ela, o momento revela como um profissional pensa, resolve problemas e se adapta a ambientes em constante transformação.
Ao longo de sua trajetória, Johnson vendeu sua empresa por US$ 22 milhões, recomprou o negócio e reconstruiu a marca. Hoje, à frente de uma operação enxuta, com cerca de 15 funcionários espalhados por cidades como Nova York, San Diego e Nashville, ela busca profissionais com perfil flexível, criativo e que saibam agir com autonomia.
Durante as entrevistas, Johnson sempre faz uma pergunta estratégica:
“Quando foi que você apagou um incêndio?”
Com essa provocação, ela busca entender como o candidato reage a crises e imprevistos. A forma como a pessoa responde mostra sua capacidade de tomar decisões rápidas e manter a calma sob pressão.
Se, por um lado, Johnson valoriza a capacidade de resolver problemas, por outro, ela tem um claro dealbreaker: falta de preparo sobre a empresa e a vaga.
“Fazer a devida diligência antes de uma entrevista é muito importante”, afirma. Para verificar isso, ela costuma perguntar:
“O que você gosta no marketing que estamos fazendo? O que você acha que poderíamos fazer melhor?”
Candidatos que oferecem um feedback real, mesmo que crítico, se destacam. Já aqueles que não conhecem o negócio ou sequer pesquisaram sobre a empresa, são eliminados.
Outro fator que impressiona Johnson é a disposição para falar sobre erros. Para ela, profissionais que conseguem refletir sobre falhas e aprendizados demonstram maturidade e senso crítico.
A experiência de Jaclyn Johnson reforça um ponto crucial para gestores de todas as áreas: contratar bem é uma habilidade de liderança.
O processo seletivo deixou de ser apenas uma etapa operacional e passou a ser parte da construção da estratégia do negócio.
Em um mercado onde agilidade, adaptabilidade e propósito guiam as decisões, líderes que sabem identificar talentos alinhados à cultura da empresa ganham vantagem competitiva.
Saber fazer as perguntas certas, ouvir além das palavras e observar atitudes são diferenciais para formar times resilientes e inovadores.
Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional.
Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.