O boom dos data centers da Amazon transformou Umatilla em um símbolo do impacto econômico da inteligência artificial nos Estados Unidos. (f8grapher/Thinkstock)
Redatora
Publicado em 13 de novembro de 2025 às 12h00.
No nordeste do Oregon, a chegada dos data centers da Amazon está transformando pequenas cidades em polos tecnológicos, mostrando como a inteligência artificial e a infraestrutura digital estão redefinindo economias locais e criando novas oportunidades profissionais. As informações foram retiradas do The Wall Street Journal
Umatilla era conhecida por um antigo depósito de armas químicas e um presídio estadual.
Hoje, o que domina a paisagem são os imensos prédios sem janelas que abrigam data centers da Amazon. A gigante transformou a região em um polo estratégico para processar dados e impulsionar a inteligência artificial, em um dos maiores investimentos de infraestrutura tecnológica da história dos EUA.
O impacto foi imediato. A corretora Yesenia Leon-Tejeda, filha de trabalhadores rurais, viu seu negócio crescer com a chegada de engenheiros e técnicos.
Casas dobraram de preço e novos bairros surgiram nas colinas. Em poucos anos, Umatilla deixou de ser uma cidade esquecida para se tornar símbolo da nova economia movida pela IA.
O movimento reflete uma tendência nacional. Investimentos em software e equipamentos de processamento de dados impulsionaram boa parte do PIB dos EUA em 2025.
Mas a prosperidade vem com desafios.
O custo de vida disparou e governos locais enfrentam dificuldades para acompanhar o crescimento. O orçamento da prefeitura de Umatilla saltou de US$ 7 milhões em 2011 para US$ 144 milhões no último ano fiscal.
Para ele e outros líderes, a aposta é clara: a inteligência artificial está apenas começando.
A Amazon Web Services acredita que o Oregon pode se tornar para o Oeste o que o norte da Virgínia é para o Leste, um eixo vital de processamento de dados que sustenta sistemas de IA, videoconferências e transmissões online.
A empresa também financia programas técnicos em escolas locais, preparando estudantes para profissões ligadas à automação e robótica.
A nova realidade mostra que a inteligência artificial vai muito além do digital: cria empregos, movimenta economias e redefine trajetórias profissionais.
Em Umatilla, o som das máquinas e caminhões ainda ecoa pelas colinas. Cada servidor instalado ali não apenas processa dados — ajuda a construir o futuro.
De olho nos recentes movimentos do mercado e nas perspectivas para o futuro do trabalho, a EXAME desenvolveu um curso virtual e gratuito sobre inteligência artificial.
O curso será transmitido ao vivo e terá duração de duas horas.
O treinamento vai revelar as principais ferramentas de IA que todo profissional – independente do setor de atuação – precisa dominar. Essas ferramentas podem ser úteis para otimizar as tarefas no trabalho, criar um plano de carreira estruturado, ter reuniões mais assertivas e até mesmo conquistar aquela posição dos sonhos.
Para garantir a sua vaga, clique aqui.