Carreira

Com Fernando Meirelles, evento gratuito sobre saúde mental começa hoje

Fernando Meirelles, Rodrigo Santoro, Denise Fraga e Gilberto Gil se juntam ao evento sobre saúde mental que acontece nesta semana

Dois Papas: Semana Cultura Psi recebe Fernando Meirelles para debater saúde mental nesta segunda-feira, 19 (Netflix/Divulgação)

Dois Papas: Semana Cultura Psi recebe Fernando Meirelles para debater saúde mental nesta segunda-feira, 19 (Netflix/Divulgação)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 19 de outubro de 2020 às 06h00.

Com a pandemia e o isolamento social, a saúde mental virou uma questão para as empresas: 37% delas registraram aumento de doenças psiquiátricas entre os funcionários desde março, de acordo com pesquisa da consultoria Falconi. A partir desta segunda-feira, 19, o tema ganha os holofotes em um série de debate entre artistas e psicanalistas na Semana da Cultura Psi. Até o dia 22, o festival online e gratuito vai promover reflexões sobre saúde mental com ajuda da arte e cultura.

Hoje, às 18h, o evento começa com uma conversa sobre culpa no filme "Dois Papas". O cineasta e diretor do longa da Netflix, Fernando Meirelles, é o convidado junto com o médico Joel Birman. Nos dias seguintes, o festival terá a presença do Rodrigo Santono com Vladimir Safatle, que usarão o filme "Heleno" para debater o preconceito em torno de transtornos mentais.

Na quarta-feira, 21, Denise Fraga e Mariam Homem conversarão sobre a saúde mental durante a pandemia. No último dia, 22, Gilberto Gil e Vera Iaconelli encerram o ciclo com comentários da música "Andar com Fé".

Os debates mostram que a cultura vai além do mero entretenimento. Para o trabalho, o consumo de arte antes de dormir pode impulsionar a criatividade. Quando há contato com música ou uma pintura, o cérebro pode entrar em frequências ligadas a resolução de problemas, criatividade, fluidez de pensamento, meditação e epifanias.

Filmes, séries, músicas, fotografias e pinturas também têm uma influência grande em nossas emoções. O evento, realizado pela consultoria Relações Simplificadas em parceria com o Unibes Cultural, é uma oportunidade de aliar esses benefícios da arte com os conhecimentos de filosofia e psicanálise.

E é mais uma oportunidades para conversar sobre saúde mental no ambiente de trabalho. Em junho, próximo à marca de 50 mil mortos pela pandemia no Brasil, uma pesquisa liderada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro registrou um aumento de mais de 90% em casos de depressão, e de mais de 70% nos relatos de crise aguda de ansiedade.

O problema chamou a atenção das empresas, que procuraram investir em programas de bem-estar com meditação, espaços de conscientazação sobre a temática e consultas com psicólogos. Segundo o médico, PhD e professor internacional da Fundação Dom Cabral, Roberto Aylmer, a questão já era um problema em janeiro e a pandemia foi mais empurrão para desestabilizar a mente de todos. “Nosso cérebro não aguenta tanto tempo tocando o alarme”, fala ele no podcast Entre Trampos e Barrancos.

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEstresseSaúde no trabalhoExame Hoje

Mais de Carreira

EA Games vendida: entenda o maior buyout da história

Como um casal chegou a US$ 500 mil/ano com ChatGPT: ‘É incrível construir algo do nada’

Os três erros que podem arruinar sua carreira ao tentar crescer rápido demais

Dois finais de semana garantem conquistas que muitos profissionais levam anos para alcançar