Carreira

Com novo app, Instituto Coca-Cola Brasil quer levar empregabilidade a 5 milhões de jovens até 2030

Plataforma de formação gratuita será lançada nesta segunda-feira e aposta em trilhas curtas, dados e inclusão para conectar jovens de baixa renda ao mercado de trabalho

Daniela Redondo, diretora-executiva do Instituto Coca-Cola Brasil: “Estamos falando de 45 milhões de jovens no Brasil. Desses, 31 milhões vivem em famílias de baixa renda. É urgente conectá-los com o mundo do trabalho” (Instituto Coca-Cola/Divulgação)

Daniela Redondo, diretora-executiva do Instituto Coca-Cola Brasil: “Estamos falando de 45 milhões de jovens no Brasil. Desses, 31 milhões vivem em famílias de baixa renda. É urgente conectá-los com o mundo do trabalho” (Instituto Coca-Cola/Divulgação)

Publicado em 4 de maio de 2025 às 07h54.

Tudo sobreBusca de emprego
Saiba mais

No Brasil, onde cerca de 31 milhões de jovens pertencem a famílias de baixa renda, encontrar uma vaga de emprego ainda é um desafio gigantesco. Para enfrentar esse cenário, o Instituto Coca-Cola Brasil está ampliando sua principal iniciativa de inclusão produtiva com o lançamento de um novo aplicativo.

A novidade integra a expansão da plataforma Coletivo Jovem Coca-Cola, que desde 2009 já formou mais de 600 mil pessoas. A partir de segunda-feira, 5 de maio, o programa passará a oferecer seus cursos também por meio de um app gratuito, além do WhatsApp e site, com trilhas rápidas de aprendizagem que abordam desde comportamento em entrevistas até montagem de currículo e tipos de contrato de trabalho.

“Estamos falando de 45 milhões de jovens no Brasil. Desses, 31 milhões vivem em famílias de baixa renda. É urgente conectá-los com o mundo do trabalho”, afirma Daniela Redondo, diretora-executiva do Instituto desde 2014.

Capacitação digital com impacto real

Com uma equipe enxuta - apenas 24 funcionários em todo o país - o Instituto tem apostado em tecnologia e capilaridade para ampliar o alcance da capacitação gratuita. Em 2024, mais de 142 mil jovens participaram do programa, e 53% deles conseguiram se inserir no mercado de trabalho por meio de parcerias com empresas.

Atualmente, o hub de empregabilidade do Instituto reúne mais de 400 empregadores — de redes varejistas a call centers — que abriram mais de 25 mil vagas ao longo deste ano.

“A força da Coca-Cola está na sua capilaridade. Todo ponto de venda pode ser um potencial empregador”, diz Redondo.

Soft skills e acolhimento como diferenciais

Além de ensinar noções básicas de carreira e orientar sobre processos seletivos, o app do Instituto Coca-Cola aposta no desenvolvimento de soft skills como comunicação, empatia e proatividade — habilidades muitas vezes ignoradas por jovens que não contam com redes de apoio.

“Tecnologia muda rápido, mas proatividade, comunicação e habilidades interpessoais continuam sendo diferenciais humanos que nenhuma inteligência artificial substitui”, diz Redondo.

Ambição: atingir 5 milhões de jovens até 2030

Com a chegada do aplicativo, o plano é escalar a operação e atingir 1 milhão de jovens até 2026, com foco em públicos historicamente marginalizados, como mulheres e negros. A meta de longo prazo é conectar 5 milhões de jovens à renda digna até 2030.

“O impacto que buscamos é de transformação social e econômica. Queremos oferecer um caminho possível para quem muitas vezes nem imagina que tem potencial”, afirma Redondo.

Inglês no Pará e legado social

Outra iniciativa recente é o ensino gratuito de inglês para jovens no Pará — uma parceria com a EF Education First, Solar Coca-Cola e o governo estadual. O programa é parte do Coletivo ON e visa preparar estudantes da região para se destacarem num ano em que o Brasil sediará a COP30.

Criado em 1999, o Instituto Coca-Cola Brasil já atuou com projetos de reciclagem, reflorestamento e acesso à água. Hoje, concentra seus esforços em capacitação e empregabilidade como ferramentas de mudança.

“Nosso legado será contribuir para que milhões de brasileiros tenham acesso à renda digna e oportunidades reais de crescimento. É isso que move a gente todos os dias”, afirma a diretora do Instituto Coca-Cola Brasil.

Para participar dos cursos gratuitos do Instituto Coca-Cola Brasil, acesse: Coletivo Jovem Coca-Cola

Acompanhe tudo sobre:Busca de empregoEmpregabilidadeCoca-Cola

Mais de Carreira

Grandes líderes devem fazer três coisas simples para motivar seus funcionários, segundo pesquisa

‘Levou 100 anos para sermos um sucesso’, diz líder de uma das maiores construtoras dos EUA

Leader Shift: evento de liderança em MG traz palestrantes como Cafu, Rachel Maia e João Branco

Este CEO usou inteligência artificial para crescer na carreira; isso é o que ele pode ensinar