Sto Chico Padaria: Croissant. (Wellington Nemeth/Divulgação)
Redatora
Publicado em 16 de maio de 2025 às 14h11.
Em Mountain View, Califórnia, a fila na porta da Alexander’s Patisserie já é um marco local.
A confeitaria tornou-se um fenômeno nas redes sociais e entre os apreciadores de doces finos.
Mas por trás da estética impecável e dos sabores inovadores está um modelo de gestão que coloca a liderança e a cultura de equipe no centro da operação — uma estratégia que, mais do que manter o negócio aquecido, o transforma em referência.
No comando da cozinha está Shuyao Cao, conhecida como Chef Shu. É ela quem conduz o time com um estilo de lideança baseado na escuta, no trabalho colaborativo e na valorização de cada talento.
Esse modelo de liderança é mais do que uma escolha operacional — é um diferencial competitivo e um vetor de desenvolvimento profissional.
Em um setor conhecido pela alta rotatividade e pela pressão constante, o ambiente acolhedor da Alexander’s não só retém talentos como potencializa suas habilidades. Cao enxerga no coletivo a chave para a inovação.
A escuta ativa também é pilar da gestão. O feedback do cliente é tratado com seriedade e vira insumo para decisões estratégicas.
A chef lê todas as avaliações, compartilha com o time e, muitas vezes, envolve os próprios funcionários nas degustações e aprimoramentos dos produtos.
A Alexander’s mostra que o sucesso de uma organização pode — e deve — passar pela construção de um ambiente onde os colaboradores sintam-se valorizados e parte de algo maior.
Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.