Carreira

Como voltar ao ritmo depois do feriado prolongado

Foram quatro dias de descanso e diversão, mas como voltar ao trabalho? Confira conselhos do especialista em gestão de tempo Christian Barbosa

Programar o despertador para mais tarde ou ir para a cama mais cedo pode ser benéfico para a saúde (Zvone Lavric / Stock Xchng)

Programar o despertador para mais tarde ou ir para a cama mais cedo pode ser benéfico para a saúde (Zvone Lavric / Stock Xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2012 às 10h02.

São Paulo – Foram quatro dias de descanso (ou um mês inteiro de férias) e agora é hora de retomar o ritmo e voltar ao trabalho. A tarefa não é das mais animadoras para muitos, mas a reportagem da EXAME.com conversou com Christian Barbosa, especialista em gestão de tempo, que deu algumas dicas.

“Em primeiro lugar, é preciso aproveitar mesmo o feriado. Descansar, se divertir. Não adianta ficar ligado no trabalho – você acaba voltando mais exausto”, explica Barbosa. Para ele, atitudes comuns como ficar checando e-mails durante o feriado todo acabam aumentando seu nível de ansiedade e, na segunda, a pessoa volta já cansada e tensa.

Se você é daqueles que não consegue se desligar da vida profissional, a dica é determinar exatamente em quais momentos vai checar e-mails e controlar esses horários.

“Eu, por exemplo, gosto de limpar minhas mensagens no domingo apenas, mas depende de cada um”, conta o especialista. Barbosa ainda explica que mesmo as pessoas mais viciadas em olhar suas mensagens podem treinar o hábito de só olhar em intervalos específicos: “Esse é um costume bom de ter não só durante o feriado, mas no dia a dia”, diz.

Logo no começo da semana, o ideal é planejar aquilo que você vai fazer pelos próximos três dias. “Sente e escreva suas tarefas e compromissos desta semana pós-feriado, no mínimo dos primeiros três dias”, aconselha Barbosa. E completa: “No domingo à noite, tente ir dormir mais cedo, na segunda também, para voltar ao ritmo de sono”.

Voltou na segunda feira de manhã descansado e mesmo assim a preguiça não some? Para quem tem dificuldade de retomar os projetos, a dica do especialista é: comece devagar. “Escolha pequenas tarefas, coisas que podem ser feitas em 5, 10 ou 15 minutos”, afirma.

Para ele, uma das melhores atividades para uma segunda feira de manhã pós-feriado prolongado é arrumar a mesa do trabalho. Uma tarefa simples, você a completa rapidamente e ainda é recompensado com um ambiente agradável para cumprir as coisas mais difíceis do dia. E se for o sono que não some? “Aí o jeito é tomar café, e só funciona se você não for acostumado à cafeína”, brinca o especialista.

Acompanhe tudo sobre:administracao-do-tempocarreira-e-salariosComportamento

Mais de Carreira

Mulher de Negócios: Luiza Helena Trajano lança comunidade para apoiar empreendedoras no Brasil

Esse método de Stanford de cinco etapas pode fazer as pessoas confiarem em você

Warren Buffett diz que você está muito pessimista. E a neurociência concorda com ele

Na era da inteligência artificial, marcas fortes se destacam pela voz — não só pela tecnologia