Uso de IA auxilia estudo (Getty Images)
Redatora
Publicado em 7 de novembro de 2025 às 05h41.
Depois de quase uma década em cargos de liderança no Walmart, Tim DeSoto tomou uma decisão ousada: deixar a segurança de uma carreira consolidada para fundar uma startup focada em inteligência artificial. Aos 49 anos, o executivo de San Francisco acredita que não há momento mais seguro e necessário para apostar em IA. As informações foram retiradas de Business Insider.
DeSoto começou sua trajetória no The Wall Street Journal e na Dow Jones, sempre com foco em crescimento de negócios. Passou pela Barnes & Noble e chegou ao Walmart, onde atuou como diretor sênior de estratégia e experiência de membros.
O despertar para o empreendedorismo veio quando começou a frequentar encontros sobre inteligência artificial generativa, comenta:
“Eu via o impacto que a IA estava tendo e percebi que essa era uma oportunidade única na vida.”
Sem formação em tecnologia, o fundador passou noites aprendendo a construir com ferramentas como Cursor, um ambiente de codificação assistido por IA.
Com três telas abertas, ele usava diferentes modelos para desenvolver e testar códigos, ajustando cada erro até alcançar 95% de confiança em seus protótipos. O processo, que antes dependeria de uma equipe de engenheiros, agora podia ser conduzido quase inteiramente por uma pessoa com o uso da IA.
O resultado desse aprendizado é o desenvolvimento de um assistente inteligente de compras, que ajuda usuários a economizar com base em comparações automáticas de preços e sugestões de ofertas em tempo real.
Deixe de procurar emprego e se torne alvo dos recrutadores: veja como se tornar um dos profissionais mais requisitados do mercado aqui
Para DeSoto, a IA é hoje a ferramenta mais segura para quem deseja continuar relevante profissionalmente.
“O menor risco que alguém pode correr agora é aprender sobre IA e se tornar um especialista nela”, afirmou.
Ele acredita que mesmo um eventual retorno ao mercado corporativo seria impulsionado pelas habilidades e aprendizados conquistados nesse processo de experimentação.
A trajetória do executivo reforça uma tendência crescente no mercado: profissionais de diferentes áreas estão abandonando carreiras tradicionais para se tornarem empreendedores, usando a tecnologia como aliada para acelerar ideias, reduzir custos e expandir possibilidades.
Em um cenário em que a automação redefine funções e cria novos papéis, dominar a IA se tornou não apenas um diferencial, mas uma estratégia de sobrevivência e ascensão profissional.
De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$ 37.
Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.
Veja, abaixo, os principais temas abordados:
Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.
QUERO PARTICIPAR DO PRÉ-MBA EM IA PARA NEGÓCIOS DA EXAME E SAINT PAUL