(Tero Vesalainen/Getty Images)
Redatora
Publicado em 1 de agosto de 2025 às 15h21.
A forma como consumimos vídeos mudou: o que antes exigia minutos de construção, hoje precisa ser resolvido em 15 segundos. Mas não é só sobre tempo, mas sim a linguagem, ritmo e plataforma. Reels, Shorts e TikTok têm diferenças sutis e entender isso muda o jeito de contar uma boa história.
O TikTok dita tendências, aposta no áudio como motor criativo e valoriza a edição ágil. Os Shorts trazem a força do YouTube, com vídeos mais diretos e elegíveis até sem som.
Já os Reels abraçam o universo aspiracional e entregam melhor para quem já segue a marca. O que funciona em uma, pode travar na outra, porque o que muda não é só o algoritmo, mas o comportamento de quem assiste.
Engajar rápido não significa atropelar a história. Um bom vídeo curto precisa apresentar um gancho logo no início, construir tensão em poucos segundos e entregar uma recompensa clara.
A adaptação é parte da estratégia. Um mesmo vídeo pode ser ajustado para performar melhor em cada rede, seja trocando a trilha, mudando a legenda, acelerando o corte ou alterando o enquadramento.
Não se trata de copiar e colar, mas de traduzir a narrativa para diferentes linguagens visuais e sonoras.
A história continua sendo o centro, mas o formato molda a forma como ela é recebida:
No fim, não se trata só de qual plataforma usar, mas de como criar com intenção para cada uma. Em tempos de atenção fragmentada, quem domina a arte de contar histórias curtas, ganha espaço no feed.
Seja qual for o tamanho da empresa ou o estágio da sua carreira, acompanhar — e aplicar — as tendências do mercado pode ser o diferencial que o separa da concorrência.
De olho nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance.
Esse é um treinamento virtual e com certificado, apresentado por Leonardo Cirino, que revela o caminho para conquistar uma posição de liderança nas áreas de Marketing. Durante o treinamento, os alunos irão aprender como:
Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo com Cirino), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.