Carreira

E-commerce procura executivos para a área de operações

São Paulo – Quem passou datas especiais sem receber produtos comprados em lojas online sabe, na prática, o quanto o setor de e-commerce brasileiro precisa se profissionalizar. Para evitar vexames como os de “natais” passados, cresce a demanda por executivos para gerir a área de operações do varejo eletrônico. Na consultoria DMRH, por exemplo, a […]

E-commerce, computador e sacola de compras (Dreamstime)

E-commerce, computador e sacola de compras (Dreamstime)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 11 de maio de 2012 às 11h31.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 11h49.

São Paulo – Quem passou datas especiais sem receber produtos comprados em lojas online sabe, na prática, o quanto o setor de e-commerce brasileiro precisa se profissionalizar. Para evitar vexames como os de “natais” passados, cresce a demanda por executivos para gerir a área de operações do varejo eletrônico.

Na consultoria DMRH, por exemplo, a procura por executivos para atuar nos projetos de e-commerce cresceu 15% no último ano. E o setor de operações, que cuida , entre outros aspectos, da distribuição dos produtos, é a mais carente de gente qualificada.

“Este é um dos grandes calcanhares de Aquiles do setor. E faltam profissionais que saibam pensar esta área de maneira estratégica”, diz Tatiana Balau, consultora da divisão Executivos da DMRH.

Na prática, o executivo de operações da área de e-commerce tem o papel de desenhar toda a cadeia logística do mercado. “Esse tipo de distribuição exige agilidade e é descentralizada”, diz a especialista.

“Esse executivo precisa ser capaz de desenhar estes processos amarrando com a área de atendimento, que detecta problemas, e outros departamentos”, afirma.

O pulo do gato no setor é exatamente automatizar estes processos. Por isso, o profissional que deseja gerenciar a área de operações de lojas de serviços online precisa conhecer práticas adotadas no exterior e ter noções de tecnologia.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosInfraestruturaInternetLogísticaProfissõesprofissoes-em-altaServiços onlineVendas

Mais de Carreira

Cínico, robô, ouvinte ou nerd? Escolha qual personalidade do ChatGPT você quer que te responda

Com ajuda da IA, mulher de 30 anos criou um aplicativo que ajuda solteiros a acharem o amor

Salários de até R$ 96 mil: veja as 12 profissões para quem pensa com lógica

Como um profissional de TI de 48 anos voltou a faturar US$ 900 mil após perder 4 empregos