CHINA - 2023/02/19: In this photo illustration, the American online social media, social networking service, and virtual metaverse company formally known as Facebook (FB), Meta Platforms logo is seen displayed on a smartphone with an economic stock exchange index graph in the background. (Photo Illustration by Budrul Chukrut/SOPA Images/LightRocket via Getty Images) (LightRocket/Getty Images)
Redator
Publicado em 22 de maio de 2025 às 18h52.
O marketing é fortemente influenciado por tendências. Quando bem aplicadas, podem impulsionar os resultados; se ignoradas ou usadas de forma equivocada podem comprometer os investimentos
De acordo com a Entrepreneur Magazine, em 2024 o custo médio por anúncio nas plataformas da Meta aumentou 10%, enquanto o número de impressões subiu apenas 6%. Já os anúncios no Google registraram um aumento de 25% em relação ao ano anterior.
Na prática, isso indica um cenário onde se gasta mais para alcançar menos. Para especialistas, o cenário exige estratégias mais eficientes.
Veja algumas a seguir.
Nos últimos anos, uma parte significativa do público tem se afastado dos canais digitais.
Um levantamento realizado em março de 2024 revelou que 35% dos adultos norte-americanos fizeram uma pausa nas redes sociais por motivos relacionados à saúde mental.
Nesse contexto, simplesmente aumentar o volume de anúncios digitais não é eficaz. O foco deve estar em aprimorar a performance das campanhas.
Isso envolve testar diferentes formatos e, principalmente, analisar quais geram maior retorno. Especialistas apontam os vídeos como um dos formatos com melhor desempenho atualmente nas redes sociais, devido ao seu poder de engajamento.
A publicidade impressa pode ser outra estratégia eficaz. Para ter ideia, os catálogos impressos estão sendo redescobertos por grandes marcas. A varejista americana J.Crew, por exemplo, retomou o envio de catálogos após quase oito anos. Segundo seu diretor criativo, o material físico fortalece a imagem da marca e confere mais valor aos produtos apresentados.
Outro exemplo relevante é a Patagonia, que lançou um novo catálogo para aproveitar a credibilidade da mídia impressa, que possui um índice de confiança de 76%, bem superior aos 43% atribuídos à publicidade em redes sociais.
Essa retomada pode representar uma oportunidade para empresas que desejam se conectar com o público de forma mais sensorial, explorando o sentimento de nostalgia e a tendência de desconexão do digital.
Integrar ferramentas tecnológicas aos métodos tradicionais pode ser a chave para uma comunicação mais eficaz.
Plataformas de automação que enviam mensagens personalizadas — sejam elas digitais ou físicas — ajudam a entregar o conteúdo certo no momento ideal.
Hoje, já é possível disparar cartões-postais ou e-mails com base em ações específicas do consumidor, como abandonar um carrinho de compras ou interagir com um conteúdo no site. Essa abordagem personalizada permite escalar campanhas com mais controle de orçamento e maior chance de conversão.
Em tempos de e-commerce e consumidores cada vez mais conectados às redes, saber desenvolver uma estratégia bem estruturada pode ser a diferença entre uma marca que apenas vende e outra que conquista seus consumidores — gerando fidelização e recorrência.
De olho nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance.
Esse é um treinamento virtual e com certificado, apresentado por Leonardo Cirino, que revela o caminho para conquistar uma posição de liderança nas áreas de Marketing. Durante o treinamento, os alunos irão aprender como:
Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo com Cirino), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.