Carreira

Elon Musk conta qual foi seu erro nº 1 como líder

Numa biografia autorizada, Elon Musk, fundador da SpaceX, do PayPal e da Tesla Motors, conta o que aprendeu em sua primeira experiência como líder


	Elon Musk: "Eu consertei a falha, mas tornei o engenheiro improdutivo"
 (Getty Images)

Elon Musk: "Eu consertei a falha, mas tornei o engenheiro improdutivo" (Getty Images)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 13 de junho de 2015 às 16h57.

São Paulo -- Elon Musk, fundador da SpaceX, do PayPal e da Tesla Motors, já foi descrito como “o novo Steve Jobs” e, diz a lenda, serviu de inspiração para a caracterização, no cinema, do personagem Tony Stark, o Homem de Ferro.

Musk é admirado por empreendedores de todo o planeta. Mas poucos sabem que ele apanhou bastante para se tornar um líder competente. O livro “Elon Musk – Tesla, SpaceX, and the Quest for a Fantastic Future” (ainda sem edição em português), de Ashlee Vance, conta essa história.

Musk, que nasceu na África do Sul, estudou no Canadá e nos Estados Unidos, onde montou sua primeira startup, a Zip2, em 1995. Foi lá que ele teve sua primeira experiência como líder de uma equipe. Em entrevista a Ashlee Vance, ele falou sobre a primeira lição que aprendeu sobre liderança:

“A primeira suposição que fazemos é que as outras pessoas vão se comportar como nós. Mas isso não é verdade. Mesmo que elas queiram se comportar como você, elas não terão necessariamente as mesmas informações e suposições que você tem em mente”, disse Musk.

“Você tem de se colocar numa posição onde você pensa: ‘Bem, como isto soaria para eles, sabendo o que eles sabem?’”, prossegue ele.

Sendo um programador brilhante e um tanto arrogante, Musk frequentemente interferia no trabalho dos engenheiros, causando frustrações:

“Eu programava muito melhor que eles. Eu ia lá e consertava o que achava de errado no código”, conta, sem nenhuma modéstia. “Houve um cara que escreveu uma equação envolvendo mecânica quântica, e ele errou”, acrescenta ele.

“Então eu corrigi aquilo para ele. E ele me odiou depois. Acabei percebendo que eu havia consertado a falha mas havia tornado a pessoa improdutiva. Não era uma boa maneira de agir.”

Musk deve ter perdido alguns engenheiros por causa desse comportamento. Mas seu sucesso em seguidos empreendimentos (sua fortuna atual é avaliada em 13 bilhões de dólares) sugere que ele acabou aprendendo a liderar de alguma forma. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpreendedoresgestao-de-negociosLiderançaEmpreendedorismoPequenas empresasMontadorasPayPalCarros elétricosTeslaElon Musk

Mais de Carreira

Você está preparado para conquistar seu público? As técnicas que todo líder precisa saber

Como um jovem de 16 anos transformou sua paixão em um negócio de US$ 4 milhões

Liderança do futuro: como gerentes usam inteligência emocional para superar desafios da era digital

O que não fazer em uma entrevista de emprego, segundo ex-RH da Netflix