Carreira

Em 10 anos, os humanos não serão necessários ‘para a maioria das coisas’, diz Bill Gates

Cofundador da Microsoft reforça que a inteligência artificial será onipresente e gratuita nos próximos anos, redefinindo o mercado de trabalho e destacando a urgência de adaptação dos profissionais

Bill Gates (Annette Riedl/picture alliance/Getty Images)

Bill Gates (Annette Riedl/picture alliance/Getty Images)

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 2 de abril de 2025 às 09h58.

Se depender da visão de Bill Gates, o mundo está a poucos passos de uma revolução definitiva no modo como trabalhamos, aprendemos e cuidamos da saúde.

Em entrevista concedida em fevereiro ao programa “The Tonight Show”, da NBC, o cofundador da Microsoft afirmou que, na próxima década, a inteligência artificial será capaz de executar “a maioria das coisas” hoje feitas por humanos — de forma gratuita, precisa e amplamente acessível.

EXAME e Saint Paul abrem vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

É a era da inteligência livre

Gates se refere a essa nova etapa da evolução tecnológica como a era da “inteligência livre”.

A ideia é que sistemas de IA deixem de ser limitados por escassez de especialistas e passem a oferecer desde diagnósticos médicos precisos até tutoria personalizada para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. “Ótimos conselhos médicos, ótima tutoria — com a IA, isso se tornará gratuito e comum”, declarou o bilionário.

Quer conhecer os caminhos profissionais na área de IA? Esse treinamento introdutório de quatro aulas mostra as possibilidades por apenas R$ 37

A fala é um alerta claro para profissionais de todas as áreas: a inteligência artificial não será uma ferramenta opcional, mas um diferencial competitivo essencial. Dominar seu uso e compreender seu potencial não será mais um luxo, e sim uma exigência mínima para quem deseja manter relevância no mercado de trabalho.

Bill Gates pandemia filantropia vacina

O que dizem especialistas?

O impacto sobre o mercado de trabalho é inevitável. Especialistas como Mustafa Suleyman, CEO da Microsoft AI, alertam que os avanços não apenas transformarão a forma como trabalhamos, mas podem gerar um cenário de instabilidade profunda.

Em seu livro “The Coming Wave”, Suleyman defende que a IA inicialmente servirá como aliada, aumentando a produtividade humana. No entanto, seu efeito de longo prazo será a substituição de grande parte da mão de obra atual.

Gates prefere ver o copo meio cheio

Para Gates, a IA representa uma “oportunidade fantástica” para quem souber usá-la. Em entrevista à CNBC Make It, em setembro de 2024, afirmou que, se fosse abrir uma nova empresa hoje, ela seria totalmente centrada em IA.

"Alguém poderia levantar bilhões de dólares com apenas algumas ideias iniciais"Bill Gates, cofundador da Microsoft

E ainda incentivou os jovens da Microsoft e da OpenAI a seguirem por esse caminho: “Essa é a fronteira. É a chance de vocês”.

Deixe de procurar emprego e se torne alvo dos recrutadores: veja como se tornar um dos profissionais mais requisitados do mercado clicando aqui

A mensagem deixada por Gates, portanto, é direta e estratégica. Estamos no limiar de uma transformação histórica, e os profissionais que desejam prosperar nesse novo cenário precisam agir agora. A inteligência artificial não será apenas uma ferramenta — será o novo idioma do mercado. E, como em toda nova linguagem, quem aprender a dominá-la primeiro terá acesso às melhores oportunidades.

Leve seu conhecimento em IA para outro nível

Nesse novo cenário, a inteligência artificial não é apenas uma ferramenta, mas um aliado estratégico para quem deseja progredir profissionalmente. A diferença entre usar IA para simples tarefas e explorá-la como catalisador de novas formas de trabalhar pode ser o que separa o profissional comum daquele que realmente se destaca.

Para aqueles que desejam começar uma carreira no mercado de IA, há uma notícia boa: a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.

Durante o treinamento, os alunos irão conhecer as ferramentas de IA mais importantes do mercado, vão descobrir os bastidores de casos de sucesso e poderão traçar um plano de carreira para conquistar o tão sonhado sucesso profissional.

Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

QUERO ACOMPANHAR TREINAMENTO DA EXAME E SAINT PAUL SOBRE IA

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

Como utilizar a Técnica de Six Sigma para melhorar a qualidade dos processos na sua empresa?

Bill Gates recomenda livro sobre IA que revela um impacto 'desestabilizador' no futuro dos empregos

7 dicas para aumentar a eficiência na gestão de tempo em equipes

10 profissões para quem gosta de arqueologia