Carreira

Embraer é quase uma escola de aviação

Um dos pontos interessantes da gestão da Embraer é o programa de preparação para a aposentadoria, o Pós-Carreira

Avião modelo 190, da Embraer (Divulgação/Embraer)

Avião modelo 190, da Embraer (Divulgação/Embraer)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2013 às 17h23.

São José dos Campos - Trabalhar na Embraer é como estar em uma escola. Na multinacional brasileira fabricante de aviões, com sede em São José dos Campos (SP), os funcionários têm a oportunidade de conviver com especialistas renomados no ramo da aviação. E para valorizar quem dedicou anos de trabalho à empresa, em 2010 foi lançado um programa de preparação para aposentadoria, o Pós-Carreira.

Mesmo sendo divulgado para todos, o foco são aqueles profissionais que estão a até três anos de se aposentar ou que se aposentaram e seguem trabalhando. Durante nove meses, o pessoal discute temas relacionados à mudança, como a elaboração de um novo projeto de vida, o planejamento financeiro e a passagem de seu conhecimento às equipes.

Além disso, os participantes têm acesso a oficinas de apoio, que, entre outras coisas, os orientam sobre como empreender, sugerem opções de trabalho voluntário e dão dicas de lazer e turismo para que desfrutem da nova etapa da vida. Em 2011, foram investidos mais de 260 000 reais no programa, que contou com a participação de 177 funcionários e tem despertado o interesse até dos mais jovens. Mas não é só da turma mais experiente que a Embraer cuida. Lá, todos são anualmente avaliados pelo desempenho.

Com os resultados, os gestores estruturam um Plano de Desenvolvimento Individual, que serve para orientar os próximos passos e os treinamentos que devem ser feitos para que o profissional continue crescendo na Embraer. Até mesmo para funcionários das áreas técnicas, que, por meio da carreira em Y, podem evoluir sem assumir a gestão de uma equipe, um gargalo para muitas companhias com esse perfil.

As avaliações também são instrumentos para reconhecer quem teve boa performance. No ano passado, mais de 42% do time foi promovido ou teve um aumento salarial. Outra maneira de crescer por lá é por meio do programa de recrutamento interno, que disponibilizou 769 vagas no último ano e agora permite ao candidato acompanhamento online do status de seu processo.

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
O uso contínuo da pesquisa de clima como ferramenta de gestão tem permitido o aperfeiçoamento constante de processos, aumentando a satisfação do time. Funcionários reclamam que falta integração entre as ferramentas de gestão de pessoas e que poderia haver mais clareza no plano de carreira.
Acompanhe tudo sobre:AviaçãoAviõesEdição 17102EmbraerEmpresasEmpresas abertasempresas-de-tecnologiaGestão de pessoasgestao-de-negociosMelhores Empresas para TrabalharRecursos humanos (RH)Setor de transporteTransportesVeículos

Mais de Carreira

Mais da metade dos brasileiros usa LinkedIn para buscar vagas internacionais, aponta estudo

'Brasil pode ser uma inspiração global para o mundo dos negócios', diz CEO do Grupo L'Oréal Brasil

'João Fonseca é a minha versão 2.5, mas o cabelo vai ser difícil de igualar', diz Guga Kuerten

Como aplicar a técnica usada pelo Google para definir metas eficientes e medir resultados?