Carreira

Essa competência silenciosa tornou uma investidora bilionária mais forte em momentos difíceis

Melinda French Gates revela como a soberania emocional fortaleceu suas decisões diante de rupturas profundas

Melinda Gates (Jamie McCarthy/Getty Images)

Melinda Gates (Jamie McCarthy/Getty Images)

Publicado em 13 de maio de 2025 às 09h36.

Em entrevista ao podcast A Bit of Optimism, apresentado por Simon Sinek, a bilionária e investidora Melinda French Gates detalhou como enfrentou os momentos mais turbulentos de sua trajetória: o divórcio de Bill Gates, cofundador da Microsoft, e a posterior saída da Fundação Gates.

“Passei por uma transição tremenda”, afirmou. “Há muito o que aprender em [qualquer] transição, e muito crescimento que pode acontecer.” As informações foram retiradas da CNBC Make It.

O valor da soberania emocional

A experiência pessoal de French Gates expõe uma habilidade cada vez mais valorizada em líderes e gestores: a soberania emocional.

Trata-se da capacidade de encarar desconfortos sem buscar atalhos, sentindo plenamente o impacto das emoções antes de tomar decisões.

Essa habilidade é mais estratégica do que parece. Em vez de se apressar para substituir um cargo ou tomar decisões impulsivas, French Gates defende o tempo da reflexão — mesmo quando este parece improdutivo ou doloroso.

"Você se vê do outro lado muito mais resiliente"disse Melinda French Gates

Essa abordagem revela uma maturidade emocional que vai além da racionalidade típica do ambiente corporativo.

Resiliência como diferencial competitivo

Mais do que um relato pessoal, a postura de Melinda French Gates traz um recado direto aos profissionais que aspiram a cargos de decisão: transições difíceis não são o fim, mas sim o campo fértil onde se cultiva coragem, clareza e novos rumos.

Essa mensagem é especialmente relevante para gestores que lideram equipes em ambientes voláteis e ambíguos, em que decisões rápidas são frequentemente exigidas — mas nem sempre recomendadas.

Seja um líder de alta performance com esse treinamento

Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.

Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing Liderança

Mais de Carreira

A técnica de 5 minutos do Google que transforma líderes procrastinadores em produtivos

Ela analisou mais de 1.000 currículos e descobriu os 3 maiores erros que os candidatos cometem

A influência da família no engajamento dos funcionários: a nova fronteira da Cultura Organizacional

Quem é a mulher de 39 anos que vai ocupar cargo de confiança de Sam Altman na OpenAI