Carreira

Essa regra incomum pode mudar a sua maneira de construir relacionamentos na empresa

Entender diferentes formas de agir pode fortalecer líderes e criar culturas organizacionais mais resilientes

 (Klaus Vedfelt/Getty Images)

(Klaus Vedfelt/Getty Images)

Publicado em 21 de maio de 2025 às 10h02.

Em um casamento de 17 anos, um simples desacordo sobre como carregar a máquina de lavar louça transformou-se em um aprendizado essencial sobre inteligência emocional.

A partir dessa rotina, emerge uma poderosa metáfora para líderes: há mais de uma maneira de carregar a máquina de lavar louça.

Essa frase, aparentemente banal, é um lembrete constante de que o modo como vemos e fazemos as coisas não é o único — nem necessariamente o melhor.

A ideia central é que o modo como lidamos com as divergências pode revelar muito sobre nossa capacidade de gerir emoções e liderar pessoas. As informações foram retiradas da Inc.

Porque divergências simples nos afetam tanto

A questão não é mais sobre eficiência na louça, mas sim sobre a disposição de reconhecer o valor na diversidade de pensamentos e abordagens.

Dentro das empresas, isso se traduz diretamente em ambientes de trabalho menos rígidos, mais colaborativos e abertos à criatividade.

A “regra da máquina de lavar louça”, nesse contexto, torna-se uma lente para enxergar o impacto de uma liderança emocionalmente inteligente: aquela que dá espaço, escuta, aceita o diferente — e ainda assim entrega resultados.

Em vez de microgerenciar, o líder emocionalmente maduro aprende a dar autonomia e cria segurança psicológica nas equipes.

Transformando líderes preparados para o novo mundo do trabalho

A mensagem é clara: saber lidar com emoções é tão importante quanto conhecimento técnico. Seja no papel de gestor, mentor ou empreendedor, cultivar a inteligência emocional é o que diferencia profissionais comuns de líderes inspiradores.

É reconhecer que o caminho do outro pode, sim, levar ao mesmo destino — e às vezes até a lugares melhores.

Seja um líder de alta performance com esse treinamento

Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.

Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing Liderança

Mais de Carreira

Polícia Federal abre concurso com 1.000 vagas e salários de até R$ 26.800; veja como participar

Empresas que não governam clima, engajamento e cultura têm 6 vezes mais chance de turnover

Esses cinco hábitos financeiros separam empreendedores bem-sucedidos dos que fracassam

Na Prática: a iniciativa que está transformando a trajetória de milhares de jovens brasileiros