David Risher (Fonte: LinkedIn | Reprodução)
Redatora
Publicado em 12 de maio de 2025 às 09h55.
Em um mercado cada vez mais competitivo, o CEO da Lyft, David Risher, tem se apoiado em experiências passadas para conduzir a empresa a um novo ciclo de crescimento e reinvenção.
Antes de assumir o cargo em 2023, Risher passou mais de uma década ao lado de dois dos maiores nomes da tecnologia mundial: Bill Gates, na Microsoft, e Jeff Bezos, na Amazon. As informações foram retiradas da CNBC.
“Com a Microsoft, aprendi a competir... Com a Amazon, aprendi a ser obcecado pelos clientes”, escreveu em uma carta aos funcionários da Lyft logo após assumir a liderança da empresa.
Mas foi uma lição específica de Bill Gates que moldou seu estilo de gestão mais recente: a importância de dedicar tempo aos pontos fracos, em vez de focar apenas nos pontos fortes.
A lógica era clara: o que já está consolidado não exige a atenção do líder. A energia deve ser canalizada para o que está vulnerável, o que precisa evoluir. Essa visão se tornou central para Risher nos bastidores da Lyft.
Risher não esconde os tropeços ao longo da carreira. “Cometi erros dos dois lados — evitando o trabalho de mergulhar em uma área problemática, mergulhando em questões que não importam, e tudo mais”, admitiu.
Mas há um princípio que guia sua trajetória: grandes líderes são, invariavelmente, curiosos pelos detalhes.
Esse tipo de mentalidade é uma lição valiosa para qualquer profissional, independentemente da área de atuação. Em um ambiente corporativo onde o imediatismo predomina, olhar para os problemas estruturais pode ser o diferencial entre crescer e estagnar.
Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.