Redatora
Publicado em 15 de maio de 2025 às 09h58.
Última atualização em 15 de maio de 2025 às 10h00.
Em um ambiente corporativo cada vez mais pressionado por resultados, inovação e performance, a clareza mental se tornou um ativo estratégico para líderes que precisam tomar decisões rápidas e bem-informadas.
Com tanta informação por todos os lados, redes sociais bombando e pessoas sempre conectadas, fica cada vez mais difícil para líderes manterem o foco no que realmente importa.
Estabelecer limites claros sobre o que consumir e como interagir com o mundo externo não é apenas uma questão de bem-estar, mas uma necessidade profissional.
Pensando nisso, essas são quatro dicas para proteger a saúde mental da liderança.
Em cargos de liderança, a capacidade de filtragem se transforma em ferramenta de sobrevivência. O acúmulo de estímulos pode dificultar a tomada de decisões autênticas e enfraquecer a presença do líder diante da equipe.
Criar rituais permite ao cérebro organizar dados e fortalecer o pensamento estratégico. É essencial considerar a confiabilidade e os valores das fontes consultadas, especialmente quando as decisões precisam refletir coerência ética e visão de longo prazo.
Líderes frequentemente se veem pressionados a corresponder a expectativas externas. Essa cobrança contínua pode abalar a segurança emocional e comprometer a clareza necessária para liderar.
Dizer "não sei" ou "vou refletir sobre isso" é um exercício de humildade que inspira confiança e autenticidade. O líder que assume sua humanidade ganha mais respeito do que aquele que tenta corresponder a todas as expectativas.
A escuta é uma das habilidades mais subestimadas na liderança contemporânea. Em um ambiente em que todos querem ser ouvidos, poucos realmente escutam. Mudar o foco da resposta para a escuta permite acessar outras visões de mundo.
Ao perguntar “o que faz esse tema ser importante para você?”, o líder demonstra interesse genuíno e estimula conexões mais profundas.
Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.