Carreira

Essas são as 15 habilidades em alta para 2025 no Brasil, segundo o LinkedIn

O levantamento destaca as competências que mais crescem em diferentes setores da economia e que ditam as transformações do mercado de trabalho

Conhecimentos em Inteligência Artificial, boa comunicação e visão estratégica estão entre as competências mais valorizadas pelas empresas neste ano (Sundry Photography/Getty Images)

Conhecimentos em Inteligência Artificial, boa comunicação e visão estratégica estão entre as competências mais valorizadas pelas empresas neste ano (Sundry Photography/Getty Images)

Publicado em 19 de março de 2025 às 14h05.

Última atualização em 19 de março de 2025 às 14h27.

Tudo sobreMundo RH
Saiba mais

O LinkedIn, rede social com foco no mercado de trabalho, divulgou nesta quarta-feira, 19, sua lista anual de Habilidades em Alta para 2025 no Brasil. O levantamento aponta as competências que mais crescem nos diversos setores da economia e que serão fundamentais para profissionais e empresas acompanharem as transformações do mercado de trabalho ao longo do ano. Entre os destaques estão conhecimentos em Inteligência Artificial, comunicação eficaz e visão estratégica, refletindo a necessidade crescente de adaptação em um ambiente profissional dinâmico.

A aceleração das mudanças no mundo do trabalho exige atualização constante. Até 2030, 70% das competências exigidas para muitas funções no Brasil serão diferentes das atuais, o que reforça a importância do aprendizado contínuo.

“A velocidade das transformações no mercado é cada vez mais surpreendente. Estar atento às tendências e investir no desenvolvimento profissional são fatores decisivos para o crescimento na carreira”, afirma Guilherme Odri, editor-chefe do LinkedIn Notícias Brasil.

O foco no humano

Apesar da crescente digitalização e do avanço da Inteligência Artificial, habilidades comportamentais continuam a ganhar relevância. Comunicação, resolução colaborativa de problemas e liderança estratégica aparecem no topo da lista, evidenciando que o domínio de soft skills é tão crucial quanto o conhecimento técnico. Essas competências são essenciais para lidar com mudanças, aprender novas tecnologias e impulsionar a colaboração dentro das empresas.

Outro dado relevante é que os profissionais já estão se movimentando para acompanhar essa evolução. Um em cada quatro entrevistados na pesquisa 'Futuro do Recrutamento', do LinkedIn, pretende priorizar o aprendizado em 2025. Além disso, a contratação baseada em competências tem ganhado força como estratégia para formar equipes mais diversas, inovadoras e preparadas para os desafios do futuro. De acordo com o levantamento, 93% dos profissionais de aquisição de talentos acreditam que avaliar com precisão as habilidades dos candidatos é fundamental para melhorar a qualidade das contratações.

As 15 habilidades mais valorizadas para 2025 no Brasil

  1. Inteligência Artificial
  2. Comunicação
  3. Visão e liderança estratégica
  4. Retenção de clientes
  5. Política comercial
  6. Resolução colaborativa de problemas
  7. Avaliação de desempenho
  8. Análise de dados estatísticos
  9. Gestão de relacionamento com o cliente
  10. Cobrança de contas a receber
  11. Resolução de conflitos
  12. Gestão de talentos
  13. Desenvolvimento de pessoas
  14. Desenvolvimento organizacional
  15. Automação de processos

Dentre todas as competências listadas, comunicação e visão estratégica se destacam no topo, evidenciando um fator crucial no mercado atual: não basta ter boas ideias, é preciso saber articulá-las e transformá-las em decisões de impacto.

"A comunicação eficaz não se resume a transmitir informações, mas a criar alinhamento e mobilizar pessoas na direção certa. Já a visão estratégica permite antecipar desafios e identificar oportunidades em um cenário de mudanças constantes. Profissionais que dominam essas habilidades terão mais clareza nas tomadas de decisão e se tornarão peças-chave para o crescimento dos negócios", afirma Odri.

Acompanhe tudo sobre:LinkedInMundo RHInteligência artificialInteligência emocional

Mais de Carreira

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários

CEO bilionário que começou como frentista ensina à geração Z a regra nº 1 da carreira

Como pensar como Warren Buffett: 3 princípios para criar negócios à prova do tempo