(Foto/Thinkstock)
Redatora
Publicado em 9 de maio de 2025 às 14h04.
Saber diferenciar o que realmente move uma carreira do que apenas preenche o tempo no trabalho será uma das habilidades mais decisivas para o sucesso em 2025.
É o que afirma Jenny Wood, ex-executiva do Google, que passou quase 18 anos na gigante de tecnologia e hoje orienta profissionais por meio do boletim Big Small Things e do livro Wild Courage, com lançamento previsto para março de 2025. As informações foram retiradas de CNBC Make It.
Segundo ela, a grande virada na carreira acontece quando o profissional entende que nem todas as tarefas têm o mesmo peso — e que algumas, apesar de parecerem produtivas, não contribuem para um avanço real.
O conselho, vindo de alguém que chegou ao topo em uma das empresas mais disputadas do mundo, serve como alerta para quem deseja subir degraus na hierarquia corporativa.
Inspirada no jogo Monopoly, Wood criou uma analogia simples para ajudar profissionais a priorizar melhor seu tempo e esforços.
Os “Bálticos” seriam tarefas de baixo impacto, como tomar notas em reuniões ou ajudar na organização de festas corporativas.
Já os “Calçadões” representam atividades de alto valor, que colocam o profissional em destaque, como liderar uma reorganização ou assumir metas estratégicas.
Seja um líder completo com habilidades técnicas, humanas e estratégicas de alta performance com esse
No ambiente corporativo, muitas vezes é mais fácil se esconder nos Bálticos. Eles oferecem segurança, previsibilidade e reconhecimento superficial. Mas são os Calçadões que geram visibilidade real e oportunidade de crescimento. A dica de Wood é prática:
“Levantar a mão para aumentar uma métrica em 20% é o tipo de coisa que muda a trajetória da sua carreira”, afirma.
Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.